one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Brasil não deve se tornar membro-pleno da OCDE, dizem especialistas

Criado em 03/06/15 19h05 e atualizado em 03/06/15 19h14
Por Mariana Branco Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

Especialistas em relações internacionais consideram difícil que o Brasil se torne membro-pleno da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), organismo com o qual o governo brasileiro assinou acordo de cooperação nesta quarta-feira (3), em Paris. Pelo acordo, o Brasil institucionaliza sua participação em diversos comitês da OCDE, e pode se beneficiar da experiência da organização, que desenvolve pesquisas em diversas áreas e tem 34 países-membros.

O Brasil já mantinha relações com a OCDE desde a década de 1990, e, em 2007, tornou-se um dos países parceiros do organismo. Consultada pela Agência Brasil, a professora de relações internacionais do Centro Universitário de Brasília (Uniceub) Fátima Faro analisa que o objetivo do acordo é aprofundar o relacionamento. Segundo ela, “a OCDE trabalha muito com políticas públicas, tem bastante troca de experiências. Acredito que a intenção do Brasil é buscar nos países-membros informações que sejam úteis para seu desenvolvimento sustentável, fomentar a qualificação de mão-de-obra, o gasto público eficiente”.

Para Fátima, não existe, no entanto, “interesse muito largo” de participação, além desse. “É uma questão muito política, o Brasil não vê muita vantagem. Para entrar nesse tipo de organismo, o Brasil teria que abrir algumas vantagens para os membros. Não é interessante. Permanecer como parceiro é mais vantajoso – você tem a cooperação sem o ônus”, avalia a professora.

Renato Baumann, professor da Universidade de Brasília (UnB) e do Instituto Rio Branco na área de economia internacional também faz avaliação semelhante, e acha "pouco provável" a adesão brasileira como membro-pleno. Ele diz que a OCDE vem fazendo há muitos anos – como o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial – avaliação das conjunturas econômicas de vários países. "O que entendo é que o Brasil quer aproveitar a expertise do organismo para a análise de políticas feitas aqui”, acredita ele.

De acordo com Baumann, “a OCDE é um clube de ricos, que só recentemente começou um processo de diversificação. A diplomacia brasileira sempre resistiu [à adesão] porque sempre adotou a postura de ser porta-voz dos emergentes. O Brasil prefere isso a ser um membro fraco no clube dos ricos”.

O acordo de cooperação foi assinado na capital francesa, pelos ministros brasileiros das Relações Exteriores e da Fazenda, respectivamente Mauro Vieira e Joaquim Levy. Segundo nota do Itamaraty, o acordo ainda será submetido ao Congresso Nacional.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário