one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Parque de Energia Eólica em Brotas de Macaúbas, Bahia

Imagem:

Compartilhar:

Brasil tem oscilado na contratação de energia solar e eólica, diz WWF-Brasil

Criado em 29/06/15 22h49 e atualizado em 30/06/15 07h23
Por Bruno Bocchini Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Estudo divulgado hoje (29) pela organização não governamental WWF-Brasil mostra que o país tem necessidade de mais planejamento e regularidade nas contratações de energia eólica e solar, além de leilões anuais específicos. Segundo a pesquisa, o Brasil tem oscilado entre períodos de pouca e muita contratação de projetos eólicos, o que causa impacto negativo em toda a cadeia produtiva do setor.

As mudanças e a descontinuidade de políticas e medidas de incetivo, segundo a pesquisa, acabam por afastar investidores. “É necessário uma consolidação da política de desoneração tributária em toda a cadeia produtiva e garantir a estabilidade regulatória”, recomenda o estudo.

O levantamento sugere, ainda, que o desenvolvimento da energia solar no Brasil poderia ser feito com uma política de incentivos fiscais e tributários e linhas de financiamento para aquisição de sistemas fotovoltaicos para pessoas físicas e empresas que tenham interesse em usar a tecnologia para produzir sua própria energia e reduzir custos com a conta de luz.

“Hoje em dia, o investimento que você faz no sistema fotovoltaico, que dura 25 a 30 anos, vai ter um retorno, talvez, em menos de dez anos, se você usar o dinheiro da conta de luz para pagar o sistema”, disse o coordenador de Mudanças Climáticas e Energia do WWF-Brasil, André Costa Nahur,

Segundo o estudo, emboras as fontes eólica e solar estejam em estágios diferentes de desenvolvimento, ambas foram beneficiadas inicialmente com leilões exclusivos. “Atrelado a isso, uma política de nacionalização para o desenvolvimento tecnológico incentivaria a geração de empregos e reduziria os custos”, diz o documento em referência ao crescimento da energia solar.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário