one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Livraria Cultura em São Paulo

Imagem:

Compartilhar:

Corte de compras do governo afeta mercado editorial, constata pesquisa

Criado em 03/06/15 18h43 e atualizado em 03/06/15 19h07
Por Isabela Vieira Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

A diminuição nas compras de livros pelos governos afetou diretamente o mercado editorial do país em 2014. Descontada a inflação, o setor registrou queda no faturamento de 5% no ano, refletindo uma redução de 21% nas vendas para a administração pública. Os dados são da pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro, divulgada hoje (3), no Rio de Janeiro, pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel) e pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).

De acordo com o levantamento, o governo federal, o maior comprador individual de livros no país, adquiriu 18% a menos ano passado, saindo de 190 milhões de exemplares, em 2013, para 155 milhões adquiridos em 2014. O maior corte nas compras foi detectado nos programas Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa (Pnaic) e no Programa Nacional do Livro Didático, do Ministério da Educação, com quedas de 53% e 31%, respectivamente.

As prefeituras também reduziram as compras em 71%, passando de 10 milhões de livros para 2,9 milhões. Somado à redução das compras do governo federal o impacto foi de 16% no faturamento do mercado entre um ano e outro, segundo a pesquisa, elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), da Universidade de São Paulo. Ao todo, o setor faturou R$ 5,4 bilhões em 2014, menos de 1% acima do resultado de 2013.

Para o presidente do Snel, Luís Antonio Torelli, o setor quase nada pode fazer para amenizar as perdas com a redução das compras do setor público, lembrando que o volume de compras está relacionadas às políticas públicas de governo. A mesma opinião tem o presidente da CBL, Marcos da Veiga Pereira. “O único programa que é lei é o Programa Nacional do Livro Didático. Os outros, não. Ou seja, se o governo não quiser comprar para o programa das bibliotecas, ele não compra”, disse.

Marcos da Veiga destacou ainda que muitas editoras, que se organizaram para atender os governos, sofrem os impactos nos cortes dos programas. “São editoras menores que contratam, autores, profissionais e perdem a capacidade de escoar os produtos”, completou.

Apesar disso, o setor avalia que há possibilidade de crescimento no médio prazo, com mudanças na economia do país. “Minha esperança é ter notícias [boas] para que a gente volte a ter crescimento. O setor sente bem rápida [a retomada da economia]”, disse Marcos da Veiga. Uma das apostas dele , por exemplo, é o crescimento do números de livrarias no interior.

Procurado pela reportagem da Agência Brasil, o Ministério da Educação não se pronunciou sobre o assunto.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário