one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Demanda por transporte aéreo no Brasil cresce 1% em maio

Criado em 25/06/15 16h49 e atualizado em 25/06/15 17h15
Por Elaine Patricia Cruz Edição:Maria Claudia Fonte:Agência Brasil

A demanda por transporte aéreo dentro do país cresceu 1% em maio na comparação com o mesmo mês do ano passado. Já o total de passageiros transportados no mês avançou 3,3%, somando mais de 7,8 milhões de viagens. Os dados foram divulgados hoje (25) pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), com informações das empresas brasileiras Avianca, Azul, Gol e TAM.

Segundo a Abear, o crescimento, considerado pequeno, é resultado da economia desaquecida, do público corporativo retraído e do período de fraca movimentação turística.

“O cenário que temos descrito desde o segundo semestre de 2014 segue inalterado. Com menos negócios sendo fechados no país, se reduzem as viagens de trabalho e a aviação perde um público importante em quantidade e qualidade de receitas”, disse Eduardo Sanovicz, presidente da Abear.

“Maio não é um dos meses mais produtivos do setor, porque fica bem no meio dos períodos de férias, então, o estímulo dos preços reduzidos das passagens nos ajudou a garantir esse avanço mínimo, ao facilitar as viagens na baixa temporada”, acrescentou.

Segundo ele, a grande preocupação é que o setor saiu “de um patamar de evolução na casa de 9% em janeiro, para esse nível atual, próximo da estagnação”.

A companhia aérea Gol teve a maior participação no mercado doméstico, capturando 36,87% da demanda por voos nacionais no mês de maio, sendo seguida pela TAM, com 36,46%; a Azul, com 17,15% e a Avianca, com 9,52%.

No mercado internacional, a maior participação entre as companhias aéreas brasileiras foi da TAM, com 80,25%, seguida pela GOL, com 12,10%, a Azul, com 7,59% e a Avianca, com parcela inferior a 1%. Em maio, o total de passageiros transportados pelas companhias brasileiras para o exterior avançou 16,5%, correspondendo a 575 mil viagens.

Juntas, as quatro companhias transportaram 29.891 toneladas de carga em operações domésticas, peso 7% inferior ao registrado no mesmo mês do ano passado. No segmento internacional, o peso total transportado somou 15.814 toneladas, alta de 6,4%.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário