one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Pesquisa da FGV mostra tendência de queda em investimentos

Criado em 17/06/15 11h40 e atualizado em 17/06/15 12h25
Por Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

Indústrias

Resultado mostra piora em relação aos resultados do primeiro trimestre de 2015 Wilson Dias/Agência Brasil

O resultado da Sondagem de Investimentos da Fundação Getulio Vargas (FGV), realizada no segundo trimestre deste ano, mostra que 35% da indústria da transformação pretendem investir menos nos próximos 12 meses do que investiram no mesmo período anterior. A pesquisa também mostrou que apenas 18% dessas empresas esperam investir mais.

Segundo a FGV, houve uma piora no resultado em relação ao primeiro trimestre deste ano, já que naquele período, 31% das empresas planejavam investir menos e 27% desejavam ampliar os investimentos. Entre os principais motivos para a queda da previsão de investimentos estão incertezas sobre a demanda e limitação de recursos das empresas.

Em relação ao quarto trimestre de 2014 também houve piora, uma vez que 23% das indústrias pretendiam, naquela época, investir menos e 30%, fazer mais investimentos.

A Sondagem também analisou os setores de construção e de comércio e serviços. Nesses dois segmentos, no entanto, a comparação foi feita com o último trimestre de 2014. No segundo trimestre deste ano, 23% das empresas planejavam investir mais e 17%, investir menos. No quarto trimestre de 2014, os percentuais eram, respectivamente, de 34% e 10%.

No comércio, os resultados do segundo trimestre deste ano mostram que 27% das empresas preveem maiores investimentos e 15%  mostram-se dispostos a reduzir nos próximos 12 meses. No último trimestre de 2014, as empresas indicaram 44% e 10%, respectivamente.

Já na construção, 15% pretendiam investir mais e 31%, investir menos, segundo a Sondagem do segundo trimestre deste ano. No último trimestre de 2014, 20% projetavam aumento nos investimentos e 22 diminuir os investimentos.

A Sondagem refere-se também aos investimentos já feitos pelas empresas nos 12 meses anteriores. Os setores apresentaram os seguintes resultados: indústria da transformação (24% das empresas afirmaram ter investido mais nos 12 meses anteriores e 35% terem investido menos), serviços (27% mais e 20% menos), comércio (29% mais e 11% menos) e construção (14% mais e 39% menos).

Editor Marcos Chagas
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário