one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Indútria

Imagem:

Compartilhar:

Atividade econômica do Brasil deve recuar 1,5% neste ano, estima Cepal

Criado em 29/07/15 17h47 e atualizado em 29/07/15 18h14
Por Marieta Cazarré Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) divulgou nesta quarta-feira (29) seu relatório anual com perspectivas econômicas para a região, e estima contração de 0,4% na América do Sul, puxada principalmente pelo Brasil, cuja retração foi calculada em 1,5% neste ano. Os números foram apresentados pela secretária executiva da Cepal, Alicia Bárcena, em Santiago, no Chile, em entrevista transmitida por videoconferência.

De acordo com o estudo, a América Latina e o Caribe devem crescer apenas 0,5% em 2015. Ainda que a desaceleração seja um fenômeno em toda a região, o crescimento é bastante diferente entre as sub-regiões. A América do Sul, por exemplo, apresenta contração de -0,4% enquanto a América Central e o México devem crescer 2,8% e os países do Caribe terão mevolução estimada em 1,7%.

De acordo com o relatório, a desaceleração se deve tanto a fatores externos como internos, e o grande desafio é dinamizar o investimento e melhorar a produtividade. Carlos Mussi, diretor do escritório da Cepal no Brasil, disse que a economia brasileira está passando por uma encruzilhada em relação a que tipos de ajustes precisam ser feitos e a quais serão os rumos a serem dados para a retomada do crescimento. Tudo dentro de um quadro de muitas incertezas em âmbito internacional. “Estamos aumentando juros, que são despesas. Ao mesmo tempo estamos com a arrecadação em queda. Então, a economia brasileira tem que começar a tomar decisões”, analisa.

A respeito do lento crescimento mundial, o estudo destaca a desaceleração da China e de outras economias emergentes, e ressalta a tendência de queda nos preços dos produtos básicos e a incerteza dos mercados financeiros internacionais. Com o fortalecimento do dólar e as dúvidas em relação à estabilidade do euro, há maior volatilidade cambial. Carlos Mussi lembra que apesar de haver queda no crescimento da China, ainda estamos falando em expansão de 6,5%, "num cenário de mundo crescendo muito pouco”.

Para Antônio Prado, secretário executivo adjunto da Cepal, o Brasil sempre teve grande capacidade de se recuperar após ajustes, como em 2003. “Esta forte desvalorização da moeda vai incentivar a manufatura a exportar mais e importar menos. Se espera que a economia possa receber efeitos positivos da indústria manufatureira e receber mais investimentos”, disse ele.

Para estimular o crescimento, o relatório da Cepal ressalta que é importante ter regras fiscais que protejam o investimento, recorrendo a parcerias público-privadas e a novas fontes de financiamento, como os bancos de investimento e infraestrutura nos países emergentes – os Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) por exemplo. Acrescenta ainda que o investimento não afeta apenas o ritmo e a acumulação de capital, mas também se relaciona com a produtividade das economias.

Na avaliação de Carlos Mussi, investimento tem a ver com confiança, e confiança tem que ser criada. Segundo ele, "a preocupação dos investidores é em relação à solidez das contas públicas. Eles temem ser surpreendidos por aumento de impostos, variação da taxa de juros ou disponibilidade de crédito, por exemplo. A economia brasileira está passando por um crunch [dificuldade] creditício tremendo. O crédito para pessoas jurídicas está praticamente parado”.

Outro aspecto citado pelo relatório da Cepal é o impacto negativo sobre a taxa de desemprego, que deve subir de 6% para 6,5%. Esse enfraquecimento da geração de emprego afeta o poder de compra das famílias, o que resulta em menores taxas de crescimento do consumo privado.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário