one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Diretor do BC que antecipou voto não participa de reunião do Copom

Criado em 29/07/15 21h42 e atualizado em 29/07/15 21h45
Por Wellton Máximo - Repórter da Agência Brasil Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Em meio a críticas por ter antecipado o voto pela elevação da taxa básica de juros, o diretor de Assuntos Internacionais do Banco Central (BC), Tony Volpon, absteve-se de participar da reunião de hoje (29) do Comitê de Política Monetária (Copom). Em comunicado, ele informou que a decisão ocorreu para preservar a credibilidade da autoridade monetária.

“A fim de evitar possíveis prejuízos à imagem do Banco Central do Brasil, essa decisão é em caráter pessoal e irretratável”, destacou o BC em declaração atribuída a Volpon. De acordo com o texto, o diretor havia prestado esclarecimentos ao presidente do BC, Alexandre Tombini, e aos demais diretores da instituição em reunião extraordinária ocorrida ontem (28).

Em declarações ao jornal Valor Econômico na segunda-feira (27) e em palestra a um grupo de investidores na semana passada, Volpon tinha dito que continuaria a votar pela elevação da taxa Selic até que a inflação desse sinais de que cederia e convergiria para o centro da meta no próximo ano. Entendidas como uma antecipação do voto, as declarações provocaram críticas de senadores.

Em entrevista à Agência Estado, o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), defendeu que Volpon fosse ouvido pela Comissão de Assuntos Econômicos da Casa, alegando vazamento de informações. O senador José Serra (PSDB-SP) pediu a intervenção do Congresso no Copom em artigo publicado ontem (28) na Folha de S.Paulo. Para o parlamentar tucano, as declarações de Volpon feriram a independência do Banco Central e trouxe a imprensa para a sala de reuniões do Copom.

Segundo o BC, os membros do Copom compreenderam a decisão de Volpon de não participar da reunião do órgão, que decidiu, por unanimidade, aumentar a taxa Selic - juros básicos da economia - para 14,25% ao ano, no maior nível desde outubro de 2006.

Editor Aécio Amado
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário