one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Entenda a redução da meta do superávit primário

Criado em 24/07/15 09h03 e atualizado em 24/07/15 15h31
Por Eduardo Mamcasz Fonte:Radioagência Nacional

Superávit primário é o dinheiro que o governo federal consegue economizar dentro de um período. A conta considera todas as arrecadações da União, subtraídos os seus gastos -- como pagamento de salários, manutenção de prédios públicos e investimentos em infraestrutura.

A economia restante é utilizada para pagamento dos juros da dívida pública. Caso haja déficit (ou seja, o saldo fique negativo), o governo passa a ter problemas para diminuir o montante devido, em especial para quitar os juros decorrentes dessa dívida.  

Esta semana, o governo federal reduziu a meta de superávit primário de 1,13% para 0,15% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. A manutenção do pagamanento dos juros da dívida por meio da quantia economizada no superávit é importante para manter o país em crédito com o mercado, já que o não pagamento pode aumentar o risco de se investir no país e afastar divisas. 

Ouça reportagem completa no programa Em Conta, da Rádio Nacional da Amazônia:

Creative Commons - CC BY 3.0 

Diante desse cenário, o governo federal reduziu a meta de economia justamente porque há menos dinheiro em caixa neste ano, devido a crise da economia nacional. Juntamente com a redução, foram anunciados mais cortes nos gastos públicos. 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário