one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Governo não cogita que agências retirem grau de investimento, diz secretário

Criado em 30/07/15 19h17 e atualizado em 30/07/15 19h20
Por Wellton Máximo - Repórter da Agência Brasil Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

A equipe econômica não cogita que agências retirem grau de investimento do Brasil, disse hoje (30) o secretário do Tesouro Nacional, Marcelo Saintive. Segundo ele, o governo tem conversado constantemente com as agências de classificação de risco para mostrar que está empenhado em conter o crescimento das despesas públicas e que a redução da meta de superávit primário – economia para pagar os juros da dívida pública – decorreu da queda na arrecadação.

De janeiro a junho, o Governo Central – Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central – teve déficit primário de R$ 1,597 bilhão. O resultado é o pior para o período desde o início da série histórica, em 1997, e inédito para o primeiro semestre.

“Não trabalhamos com redução da nossa avaliação por agências de rating. Estamos conversando com elas e explicando o que vem sendo feito, que o esforço fiscal permanece. Várias medidas foram encaminhadas ao Congresso e tudo nos faz pensar que vamos manter o grau de investimento”, declarou o secretário.

O grau de investimento representa uma chancela das agências de rating de que o país não corre o risco de dar calote na dívida pública. Países e empresas nessa categoria conseguem atrair investidores estrangeiros, como fundos de pensões, e levantam recursos no exterior com custos menores e melhores condições de pagamento.

Há dois dias, a agência Standard & Poor's (S&P) reduziu a perspectiva da nota soberana do Brasil de estável para negativa, indicando que pode baixar a nota do país nos próximos meses. O rebaixamento faria o Brasil perder o grau de investimento e voltar ao grau especulativo, com risco de calote na dívida. Em outras duas agências, Fitch e Moody's, o país está duas notas acima do grau de investimento e um eventual rebaixamento não faria o país perder a classificação.

Segundo o secretário, o comprometimento do Tesouro Nacional em controlar as despesas está no fato de que os gastos cresceram apenas 0,5% de janeiro a junho se descontada a inflação oficial pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Nas despesas discricionárias (não obrigatórias), o corte chegou a 7,6% em termos reais, considerando a inflação, no primeiro semestre em relação ao mesmo período de 2014.

“A maior parte das despesas do Orçamento é rígida. A capacidade de o governo fazer a sua parte está nas despesas discricionárias. Para ampliar os cortes, seria necessário rever os gastos obrigatórios, o que precisa ser rediscutido e virar agenda de debate para a sociedade brasileira”, declarou o secretário. “Não existe afrouxamento do esforço fiscal, mas readequação às receitas, que estão caindo.”

Editor Aécio Amado
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário