one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Ministério denuncia empresa que ofertava serviços ilícitos de comércio exterior

Criado em 30/07/15 19h39 e atualizado em 31/07/15 12h46
Por Mariana Branco Edição:Jorge Wamburg Fonte:Agência Brasil

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior denunciou à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal a circulação de e-mail de uma empresa oferecendo, mediante pagamento, informações sigilosas de comércio exterior e serviços como o licenciamento de importações, que é atribuição exclusiva do Poder Público.

O ministério foi informado do fato por associações, empresas e sindicatos que receberam o e-mail. Como a empresa fornecia endereço da sede no Rio de Janeiro, o ministério enviou também uma notícia-crime à Superintendência da Polícia Federal e à Procuradoria da República naquele estado.

O diretor do Departamento de Estatística e Apoio à Exportação do ministério, Herlon Brandão, relata que a informação foi repassada às autoridades há cerca de dois meses. O ministério comunicou o fato ainda a outros órgãos públicos, que participam de trâmites ligados ao comércio exterior e eram mencionados no e-mail: Receita Federal, Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Segundo Herlon Brandão, a empresa dizia ser capaz de oferecer facilidades em outros órgãos ligados ao comércio exterior, como autorizações e licenças. Com relação aos dados sigilosos, Brandão explica que a mensagem eletrônica ofertava informações sobre operações comerciais de outras empresas. “É um dado que não é disponível ao público”, diz.

Hoje (30), o ministério divulgou comunicado em que alerta empresas sobre a ilegalidade desse tipo de oferta. A pasta pede, ainda, que quem tiver informações adicionais sobre oferta de serviços ilícitos entre em contato pelo e-mail ouvidoria@mdic.gov.br, para apuração e providências legais. 

* Matéria alterada às 10h12 do dia 31/07/2015 para ajuste de informação

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário