one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Linha de produção Volkswagen

Imagem:

Compartilhar:

Número de empregados nas montadoras de veículos cai 0,9%

Criado em 06/07/15 16h15
Por Flávia Albuquerque Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

O setor automobilístico tinha 136.929 pessoas contratadas em junho, 0,9% a menos do que o registrado em maio, quando os trabalhadores somavam 138.200. Na comparação com junho do ano passado a queda foi 9,6%, de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, divulgados nesta segunda (6), na capital paulista.

Segundo o presidente da associação, Luiz Moan, há hoje 36,9 mil empregados em férias individuais, coletivas, com contrato suspenso ou licença remunerada, o que equivale a 27% da força de trabalho das montadoras. “Isso demonstra o esforço que o setor está fazendo para fazer a manutenção e a proteção do nível de emprego”.

Moan ressaltou que o setor está esperançoso com o que será anunciado pela presidenta Dilma Rousseff no Plano de Proteção ao Emprego. “Nós acreditamos que seja possível ajustar o nível de custo à necessidade de produção”.

De acordo com a associação das montadoras, o estoque de veículos é suficiente para atender o mercado durante 47 dias. “Nós havíamos previsto que o ajuste via produção ia acontecer de maneira forte”, disse Moan.

Além disso, ele disse que o plano do governo colocará uma regra para as montadoras e dará flexibilidade e segurança jurídica para que o setor trabalhe de forma tranquila para proteger o nível de emprego. “Estamos perseguindo isso nos últimos tempos. O risco de perder o emprego é o fator inibidor da nossa economia”.

Moan destacou que cada empresa poderá negociar com seus funcionários com base nas regras previstas no Plano de Proteção ao Emprego. O pagamento da participação nos lucros e resultados se enquadra em um instrumento opcional das empresas e está sendo discutido o sindicato. “O que estamos assistindo nos últimos anos é cada vez mais a compreensão do lado sindical das dificuldades pelas quais passam as empresas”.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário