one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Pesquisa: cenário econômico desfavorável reduz consumo de gás natural no país

Criado em 10/07/15 17h14
Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil Edição:Jorge Wamburg Fonte:Agência Brasil


Pesquisa divulgada hoje (10) pela Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) revela queda de 5,3% no consumo de gás natural em maio, em comparação a abril deste ano. Em relação a igual mês do ano passado, a redução do consumo se acentua, alcançando 5,4%.

Na avaliação do presidente-executivo da entidade, Augusto Salomon, a retração no consumo de gás natural foi provocada pela baixa atividade industrial e pela queda de competitividade das empresas, devido ao cenário econômico desfavorável no país. “O gás natural vem perdendo espaço, estamos vivendo uma forte concorrência com o óleo combustível e o gás liquefeito de petróleo (GLP)”, destacou Salomon.

De acordo com o presidente da Abegás, essa foi a primeira vez nos últimos meses que todos os segmentos pesquisados apresentaram queda do consumo. Na indústria, a retração foi de 2,2%, em relação ao mês anterior, mostrando estabilidade no acumulado do ano. A indústria automotiva, por exemplo, que apresentava recuperação no consumo de gás natural, teve queda de 0,9% em maio, comparativamente a abril, acumulando redução de 3,5% nos cinco primeiros meses deste ano.

A pesquisa mostra que em decorrência do desempenho da indústria, a cogeração a gás foi a mais prejudicada, com queda de 13,2%, em relação a abril, e de 6,9% no ano, em comparação ao mesmo período de 2014.

O setor comercial encerrou o mês de maio com redução no consumo de gás de 3,68% ante abril, embora mostrasse incremento de 2,3% de janeiro a maio deste ano. Salomon atribuiu o resultado positivo no ano aos investimentos em expansão das redes de distribuição.

já o setor residencial, que havia apresentado balanços positivos nas últimas pesquisas, terminou o mês de maio com queda de 3,5% no consumo de gás em maio, em comparação a abril, acumulando no ano alta de 1,3%.

No período janeiro/maio, a área de geração elétrica teve o melhor resultado, com expansão de 9,9%, em relação a igual período de 2014. No mês de maio, entretanto, houve retração de 3,9% ante abril.

Segundo a Abegás, 2,7 milhões de pessoas consumiram gás natural no Brasil em maio, sendo que a maior concentração de consumo foi registrada no Sudeste, com volume médio de 49,3 milhões de metros cúbicos consumidos por dia. (Alana Gandra)

Editor Jorge Wamburg
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário