one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A linha de montagem da picape S10 e do utilitário esportivo Trailblazer, na GM em São José dos Campos (SP). Divulgação / GM / Foto de Fabio Gonzalez.

Imagem:

Compartilhar:

Governo deve lançar ainda este ano nova política industrial, diz Monteiro

Criado em 25/08/15 16h43 e atualizado em 25/08/15 17h41
Por Stênio Ribeiro Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

A presidenta Dilma Rousseff pretende lançar, ainda neste ano, os alicerces de uma nova política industrial, informou hoje (25) o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto, ao debater o tema durante workshop na Secretaria de Comércio Exterior.

O Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, durante abertura do workshop para debater nova política industrial do país até 2018 ( Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Armando Monteiro participou hoje de workshop sobre política industrialArquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ex-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Monteiro lembrou que o país conviveu, em anos recentes, com três modelos de política industrial, aprendendo o bastante para não reproduzir erros do passado.

O ministro destacou que, “na última fase, houve confusão entre política anticíclica [que produz efeitos compensatórios diante de desequilíbrios macroeconômicos] e política industrial”.

Segundo Monteiro, a nova política industrial deve priorizar a microeconomia, com revalidação das tarifas de insumos, que hoje recolhem mais que o Imposto sobre Importação. Essa é uma questão que, conforme o ministro, contribuirá para a evolução da produtividade industrial. Monteiro acrescentou que o problema não é só de custo sistêmico. “Há muitos desafios dentro das empresas”, afirmou.

Depois da abertura do encontro, o ministro comentou a instabilidade do crescimento chinês nos últimos dias. Ele disse torcer para a situação do país asiático - nosso maior parceiro comercial - não se agravar, "o que certamente afetará ainda mais os preços de commodities (produtos básicos com cotação internacional), importantes para a pauta comercial brasileira".

Segundo ele, o mundo está de olho na China e o Brasil já sente um pouco os efeitos da desaceleração do crescimento chinês, com a redução de preços de produtos como soja e minério de ferro. Monteiro revelou que, este ano, o Brasil já perdeu cerca de US$ 12 bilhões com a menor cotação dos preços de produtos básicos, comparado aos preços médios em igual período do ano passado.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário