one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cédulas de Real

Imagem: Marcos Santos/USP Imagens

Compartilhar:

Inadimplência: mais de 25 milhões devem e não têm condições de pagar

Criado em 20/08/15 10h39 e atualizado em 20/08/15 10h45
Por Eduardo Mamcasz Fonte:Rádios EBC

Pelas duas últimas pesquisas divulgadas pelo SPC-Brasil, a pedido da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas, primeiro, existem 57 milhões de inadimplentes, ou seja, os que estão com as contas atrasadas há mais de três meses. Segundo, que 45% deles, o que dá 25,65 milhões, garantem que estão sem condições de fazer qualquer pagamento de contas em atraso pelo menos nos próximos três meses. Terceiro, o mais grave, que 90% deles pertencem à Classe C, a mais pobre entre as consideradas classes médias da população brasileira.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Inadimplência: mais de 25 milhões devem e não têm condições de pagar

Por isso, o Em Conta desta quinta-feira (20) se concentra neste nível muito alto de inadimplência, procurando suas causas,  que vão do aumento do desemprego e de descontrole financeiro, muitas vezes levado por situações como, por exemplo, pela confessada ansiedade (28%), ou até mesmo por baixa auto-estima e desilusão amorosa. Outro detalhe preocupante: 47% admitem que já tiveram seus nomes incluídos na “lista suja” mais de duas vezes.

Acompanhe o assunto, considerado preocupante, em especial na Classe C, e o que isto provoca na economia, de um modo em geral, porque o comércio está vendendo menos e não está renovando o estoque, fazendo com que a indústria diminua a produção. Segundo o convidado da nossa Entrevista de Valor, para dar uma geral no assunto, o diretor-financeiro do SPC-Brasil, Flávio Borges, “não existe esperança disso melhorar antes do segundo semestre do ano que vem (2016)”.

Confira a pesquisa completa no site do SPC Brasil, clicando aqui.

O Trocando em Miúdo de hoje também está dentro do tema da inadimplência e os milhões que declaram a temida frase para quem tem a receber :”Devo, não nego, pago quando puder”.

O Em Conta– A Economia Que Você Entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40, na Rádio Nacional da Amazônia, e de 10h40, na Rádio Nacional do Alto Solimões.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário