one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Produção de motos cai 13% em julho e 25,2% em um ano, dizem fabricantes

Criado em 11/08/15 17h27 e atualizado em 11/08/15 17h30
Por Elaine Patricia Cruz - Repórter da Agência Brasil Edição:Jorge Wamburg Fonte:Agência Brasil


A produção nacional de motocicletas registrou queda de 13% em julho, na comparação a junho, e de 25,2% em relação ao mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano, de janeiro a julho, a produção de motocicletas somou 799.981 unidades, um recuo de 12% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Os dados foram divulgados hoje (11) pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). Com 101.721 unidades produzidas em julho último, as vendas de motocicletas no atacado [para concessionárias] nos sete primeiros meses do ano somaram 752.747 unidades, volume 9,3% inferior ao acumulado de 2014. Considerando-se apenas julho, houve queda de 7,3% na relação com junho e de 17,1% na relação a julho de 2014, com a comercialização de 93.654 unidades.

No varejo, as vendas tiveram queda de 10,6% no acumulado do ano, somando 749.441 unidades vendidas. Em julho, houve avanço de 6,6% em relação a junho e queda de 11% na relação com julho do ano anterior, totalizando 107.741 unidades comercializadas.

Apesar da queda, o setor acredita que o mercado poderá crescer nos próximos meses. “As férias coletivas nas fábricas, localizadas no Pólo Industrial de Manaus, além das incertezas do contexto macroeconômico nacional presentes no início do segundo semestre, incluindo crescimento da inflação, risco à empregabilidade e baixa oferta de crédito para aquisição de veículos, são os principais fatores impactantes para este cenário do setor. Mesmo assim, as montadoras permanecem confiantes e, inclusive, realizam lançamentos de novos produtos. Acreditamos que o Salão Duas Rodas, a ser realizado de 7 a 12 de outubro, no Anhembi, em São Paulo (SP), trará vários atrativos aos consumidores, podendo impulsionar o mercado de motocicletas”, disse Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.

As exportações do setor totalizaram 26.815 unidades entre janeiro e julho deste ano, um recuo de 49,3% em relação ao ano passado. Em julho, no entanto, houve alta de 56,6% nas exportações em comparação a junho, com 8.574 unidades.

Editor Jorge Wamburg
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário