one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Linhas de transmissão de energia

Imagem:

Compartilhar:

Comitê confirma que não há risco de déficit de energia para 2015

Criado em 02/09/15 17h58 e atualizado em 02/09/15 18h12
Por Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), formado por agências reguladoras e órgãos de governo confirmou hoje (2), por meio de nota, que o risco de déficit de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN) para 2015 é zero. A conclusão foi apresentada após reunião do colegiado, presidida pelo ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga.

Segundo o comitê, em 2015 entraram em operação 3.885 MW do total de 6.410 MW de capacidade de geração previstos, “dos quais 259 MW desde a última reunião do comitê”. Também foi definido que o Operador Nacional do Sistema (ONS) “deverá continuar efetuando o acompanhamento das condições hidroenergéticas do SIN”, de modo que, em função de sua evolução, proponha ao comitê “a definição da geração térmica necessária para a garantia do atendimento energético do SIN.”

Durante a reunião, o CMSE anunciou que, embora as principais bacias hidrográficas onde estão os reservatórios das regiões Sudeste/Centro-Oeste e Nordeste tenham "enfrentado situação climática desfavorável", as condições de suprimento de energia do SIN melhoraram em relação ao mês anterior.

De acordo com a nota, além das análises apresentadas, outras avaliações de desempenho do sistema, "utilizando-se o valor esperado das afluências e anos semelhantes de afluências obtidas do histórico, não indicam, no momento, insuficiência de suprimento energético neste ano”.

O CMSE analisou as expectativas de suprimento de energia, considerando a entrada em funcionamento de novas usinas e o consequente desligamento das usinas térmicas com custo unitário acima de R$ 600 o megawatts (MW), conforme deliberou o comitê em sua reunião de agosto.

“Há sobra estrutural de cerca de 9.359 MW médios para atender a carga prevista, valor atualizado com as datas de entrada em operação das usinas para os próximos meses e a projeção de demanda”, informou o colegiado no comunicado.

A próxima reunião do colegiado está prevista para 2 de outubro. Além do Ministério de Minas e Energia (MME) e ONS, o comitê é formado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (CEPEL).

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário