one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Consumo de energia elétrica no país diminuiu 2,9% em julho, diz EPE

Criado em 01/09/15 17h54 e atualizado em 01/09/15 17h55
Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

O consumo de energia elétrica caiu 2,9% em julho, no país, em comparação a igual mês do ano passado, informou hoje (1º) a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de Minas e Energia. Fatores como o cenário econômico adverso, aumento das tarifas de eletricidade, temperaturas mais amenas e queda do poder aquisitivo do trabalhador contribuíram para o resultado, segundo a EPE. Entre janeiro e julho, a redução do consumo de energia elétrica na rede alcançou 1,4%. No acumulado de 12 meses encerrados em julho, a queda no consumo foi 0,2%.

A maior diminuiçãoo no mês foi observada no consumo residencial (-5%), a maior dos últimos dez anos, informou a EPE na Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica. Na Região Sudeste, a redução do consumo de eletricidade atingiu 7%, afetando todos os estados, com destaque para o Rio de Janeiro (-11%). Nas regiões Norte e Sul, o consumo residencial também mostrou queda significativa, com índices de -8,2% e -5%, respectivamente.

Na área industrial, o consumo de energia elétrica caiu 3,4% em julho, em relação ao mesmo mês de 2014, que já havia apresentado recuo em relação a 2013 em função da Copa do Mundo de Futebol. A queda do consumo em 2014 foi influenciada pela redução da jornada de trabalho nos dias de jogos e pelos feriados decretados pelas prefeituras durante a Copa. A queda do consumo evidencia a baixa atividade industrial no país, diz a EPE.

Dentre os dez setores industriais que demandam mais energia elétrica, apenas um, o de extração de minerais metálicos, aumentou o consumo em 13,3%. A maior queda foi registrada no setor de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos, da ordem de 9%, seguida do setor têxtil (-8,9%), setor metalúrgico (-6,8%) e setor químico (-6,7%).

Diante da atividade fraca, o setor comercial teve consumo de energia elétrica estável em julho. As regiões mais afetadas foram Sudeste e Sul, com retrações de 2% e 0,3%, respectivamente. Em contrapartida, o consumo comercial cresceu 6,9%, na Região Norte; 5%, no Centro-Oeste; e 2,1% no Nordeste.

Editor Aécio Amado
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário