one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Deputados vão encontrar Levy para discutir opções para Rio Grande do Sul

Criado em 01/09/15 20h30 e atualizado em 01/09/15 20h30
Por Mariana Branco – Repórter da Agência Brasil Edição:Maria Claudia Fonte:Agência Brasil

Um grupo de deputados vai se reunir com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, no próximo dia 15, para discutir alternativas para a situação do Rio Grande do Sul. O estado, que ontem  deixou de pagar a parcela de agosto dívida com a União, hoje (1°) voltou a ter suas contas bloqueadas pelo Tesouro Nacional.

Também nesta terça-feira, Levy participou de audiência pública na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados para discutir a questão do endividamento dos estados, com destaque para o caso das contas gaúchas. Ao fim do encontro, ficou acertado que parlamentares da comissão preparariam uma proposta, a ser discutida com Levy e técnicos do Tesouro e da Receita Federal, em reunião.

De acordo com o deputado Nelson Marchezan Junior (PSDB-RS), a intenção dos deputados é discutir repasses para aliviar a situação do estado. "O que nós vamos buscar é pressionar para que  tenhamos alguns repasses, algumas compensações, com relação à Lei Kandir, aos créditos previdenciários e às estradas. Nós assumimos a manutenção de algumas estradas federais, e isso não nos foi repassado. São alternativas com valores limitados e uma capacidade limitada de resolver nossos problemas. O problema é a estrutura da dívida da União, os índices de correção da dívida", disse o deputado.

Segundo proposta aprovada pelo Senado, os contratos com mudança de indexador da dívida dos estados, o que aliviaria o caixa das unidades da Federação, só serão celebrados a partir de 2016. Uma outra ação adotada pelo governo do Rio Grande do Sul foi ingressar com ação cautelar no Supremo Tribunal Federal para buscar a nulidade da cláusula do contrato com a União, que determina bloqueio das contas, no caso de atraso do pagamento da parcela.

Pressionado por deputados da bancada gaúcha, Levy disse, várias vezes, que o contrato com o governo do Rio Grande do Sul é regido por lei. "É um contrato público, regido por uma lei. Os agentes públicos devem seguir essa lei. É o que o Tesouro Nacional, o que a União está fazendo. Essa impessoalidade tem que ser a marca da gestão pública", disse o ministro.

Entre possíveis alternativas para o Rio Grande do Sul, o ministro citou a discussão de uma possível tributação sobre exportações. "Quem sabe seja um caminho a ser explorado. Com diálogo a gente consegue construir soluções para o nosso país. O diálogo ocorrerá se tiver acordo nesse reunião [com os parlamentares]", declarou.

Joaquim Levy comentou, ainda, a situação nacional. Ele atribuiu a queda do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e riquezas produzidos em um país) mais a incertezas com relação à economia e à política do que a questões como o ajuste fiscal. "O PIB mede tudo que a gente faz ao longo do período. Quando não sabem como enfrentar desafios, as pessoas se retraem, deixam de tomar decisões. As decisões são postergadas", afirmou. O ministro disse ainda que o governo tem assumido suas responsabilidades. "Por exemplo, na questão de diversos vetos [a aumentos de despesas] que não eram compatíveis com o quadro fiscal que nós temos".

Editor Maria Claudia
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário