one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Governo cria comitês para monitoramento do setor pesqueiro

Criado em 01/09/15 17h45 e atualizado em 01/09/15 17h45
Por Stênio Ribeiro – Repórter da Agência Brasil Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

O governo federal formalizou hoje (1º) a criação de 12 comitês permanentes de gestão (CPGs) para o setor pesqueiro do país. Os comitês terão R$ 12 milhões para pesquisas e análises.

Reivindicação antiga dos pescadores artesanais, a criação dos comitês foi assinada pelos ministros Hélder Barbalho (Pesca e Aquicultura), Aldo Rebelo (Ciência, Tecnologia e Inovação) e Izabella Teixeira (Meio Ambiente).

Local de discussão sobre os diferentes interesses do setor pesqueiro, ligados, sobretudo, às medidas de manejo, os comitês, segundo Helder Barbalho, terão papel fundamental para que o Brasil combine aumento da produção com conservação dos recursos.

"Serão importantes também na retomada do monitoramento das pescarias, interrompido desde 2008, em escala nacional", acrescentou Barbalho. De acordo com o ministro, um dos instrumentos de análise são as anotações de observadores de bordo sobre a captura e estoque de cada barco e ainda sobre cumprimento das normas de defeso das diferentes espécies pesqueiras.

Cada CPG conta com subcomitês formados por pesquisadores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Por sua natureza, os comitês são necessários também para a garantia de empregos e lucro de trabalhadores e empresas, além de contribuir para a segurança alimentar.

Editor Armando Cardoso
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário