one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

IGP-DI fecha agosto com inflação de 7,8% acumulada em 12 meses

Criado em 04/09/15 11h22 e atualizado em 04/09/15 11h20
Por Vitor Abdala – Repórter da Agência Brasil Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

A inflação medida pelo Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) ficou em 0,4% em agosto deste ano. A taxa é inferior à observada em julho, que foi 0,58%, mas superior à registrada em agosto do ano passado (0,06%). Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), o IGP-DI acumula taxas de 5,53% no ano e 7,8% no período de 12 meses.

A queda da taxa entre julho e agosto foi provocada pelos preços no atacado e no varejo, que tiveram inflações menores em agosto. O Índice de Preços ao Produtor Amplo, que analisa o atacado, ficou em 0,44% em agosto, ante o 0,61% de julho.

Já a inflação do Índice de Preços ao Consumidor, que analisa o varejo, caiu de 0,53% em agosto para 0,22% em julho, comportamento ditado principalmente pelos alimentos, cujos preços passaram de uma alta de 0,79% para uma queda de 0,11% de um mês para o outro.

Os preços da construção, medidos pelo Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), por outro lado, tiveram alta da inflação, ao passar de 0,55% em julho para 0,59% em agosto. O IGP-DI foi calculado com base em preços coletados entre 1º e 31 de agosto.
 

Editor José Romildo
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário