one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Nelson Barbosa diz que país precisa buscar superávit primário de 2% do PIB

Criado em 03/09/15 12h16 e atualizado em 03/09/15 12h29
Por Daniel Lima Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa, disse hoje (3) que o Brasil precisa buscar formas para atingir um superávit primário de cerca de 2% do Produto Interno Bruto (PIB) para manter a estabilidade fiscal. Barbosa participou do Seminário o Papel do Estado no Século 21.

“Hoje, segundo as nossas estimativas, é que o Brasil precisa convergir ao chamado resultado fiscal primário de cerca de 2% do PIB. Hoje, infelizmente, nós temos um déficit primário. Precisamos convergir para 2% do PIB para manter a estabilidade fiscal e condições normais de taxa de juros e taxas de crescimento”, disse.

Nelson Barbosa e o ministro da Fazenda, Joquim Levy, entregaram na última segunda-feira (31) ao Congresso Nacional a proposta do Orçamento Geral da União para 2016. O texto prevê déficit primário para o próximo ano de R$ 30,5 bilhões, o que corresponde a 0,5% do PIB do país. Em julho, o governo reduziu a meta de superávit primário de 2015 de 1,1% do PIB para 0,15% do PIB.

Segundo Barbosa, a forma para atingir o resultado, de 2% do PIB, precisa passar por uma reflexão sobre as escolhas da sociedade e quais serviços e atividades o Estado deve prover e como devem ser financiadas.

“Então, o debate do ajuste fiscal, influencia sim o debate do papel do Estado, mas é apenas uma parte do debate do papel do Estado. O debate fundamental no Brasil e em outras democracias avançadas hoje é qual deve ser o papel do Estado nessa sociedade do século 21”, disse.

Ele lembrou que o cidadão tem cada vez mais acesso à informação e formas de exercer a cidadania, mas com cada vez mais demanda de serviços e transparência, com prestação de contas do Estado. Nelson Barbosa afirmou ainda que, seja de esquerda ou direita, existe a percepção de que o Estado deve promover o desenvolvimento econômico, consistente com a estabilidade fiscal e a inflação. Além disso, o ministro destacou a importância do Estado na redução de desigualdades e a promoção do bem-estar social . “A economia de mercado é tradicionalmente uma grande máquina de produzir crescimento e produtividade, mas o mercado por si só gera muita desigualdade e volatilidade. Há obrigação do Estado em promover uma maior estabilidade e reduzir as desigualdades. Esse é um debate, não só do Brasil”, disse.

Para o ministro, um país não tem o papel apenas de transferência de renda e combate à pobreza. Segundo ele, é preciso avançar mais com a melhoria na oferta de serviços públicos universais de qualidade, como educação, saúde, segurança e transporte público, em um grande esforço de articulação federativa, com o envolvimento de governadores, prefeitos e da União.

Na opinião de Barbosa, é preciso aumentar a taxa de investimento da economia em infraestrutura e educação de qualidade.“A presidenta Dilma fez esforços e isso está dando resultado. Estudantes brasileiros tiveram as primeiras colocações em competições. Educação não é só um meio para aumentar a produtividade, mas aumentar a democracia”, disse.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário