one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Pesquisa do Dieese indica que desemprego em SP fica estável em agosto

Criado em 30/09/15 15h21 e atualizado em 30/09/15 15h34
Por Elaine Patricia Cruz - Repórter da Agência Brasil Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

A taxa de desemprego na região metropolitana de São Paulo em agosto manteve-se em relativa estabilidade, de acordo com a Pesquisa de Emprego e Desemprego, divulgada hoje (30) pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), em parceria com a Fundação Seade.

Na região metropolitana de São Paulo, a taxa passou de 13,7% em julho para 13,9% em agosto, percentual que o Dieese considera estável. O número de desempregados na região metropolitana de São Paulo foi estimado em 1,537 milhão, o que significou 23 mil pessoas a mais que no mês anterior. Em comparação a agosto do ano passado, no entanto, o crescimento foi bem maior. No ano passado, a taxa correspondia a 11,3%. 

Conforme o Dieese, o número é resultado da estabilidade do nível de ocupação [com a eliminação de 18 mil postos de trabalho] e da População Economicamente Ativa (PEA), com o ingresso de cinco mil pessoas no mercado de trabalho.

A pesquisa indicou ainda que o nível de ocupação também permaneceu praticamente estável, com queda de 0,2%, e contingente de ocupados estimado em 9,517 milhões.

Segundo o Dieese, isso decorreu de reduções na indústria de transformação [queda de 2,7% ou eliminação de 41 mil postos de trabalho], na construção [-1,6% ou -11 mil postos de trabalho] e nos serviços [-0,5% ou -30 mil], compensados pelo aumento no comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas [aumento de 4,3% ou geração de 73 mil postos de trabalho].

A pesquisa constatou também que diminuiu o número de trabalhadores com carteira assinada [-0,8%]. No setor privado, cresceu o número de trabalhadores sem carteira de trabalho [aumento de 1,1%] e caiu o de trabalhadores com carteira (-0,4%). Cresceu ainda o número de trabalhadores autônomos (1,7%) e de empregados domésticos (1,5%).

Entre junho e julho deste ano, os rendimentos médios reais de trabalhadores ocupados caiu 2,4% e dos assalariados apresentou queda de 1,6%, passando a equivaler a R$ 1.899 e R$ 1.939, respectivamente. 

Editor Armando Cardoso
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário