one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Acordo do Pacífico: Brasil precisa se integrar mais aos mercados, diz Ceal

Criado em 06/10/15 20h10
Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

O presidente internacional do Conselho Empresarial da América Latina (Ceal), Ingo Plöger, disse hoje (6) que o Acordo de Parceria Trans-Pacífico (TPP, do nome em inglês), firmado ontem (5) pelos Estados Unidos com o Japão e mais dez países, dos quais três da América Latina (México, Peru e Chile), é um sinal claro que o Brasil precisa se integrar mais aos mercados internacionais. Nesse sentido, segundo ele, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, iniciou este ano uma movimentação na direção dessa integração.

“A primeira viagem que ele fez foi para os Estados Unidos. O esforço que o governo brasileiro está fazendo nos Estados Unidos não é em relação às tarifas, não é um acordo tarifário. É um acordo para entrar nas discussões das normas técnicas, da facilitação de negócios, com o objetivo de facilitar o intercâmbio bilateral”, disse.

O presidente internacional do Ceal afirmou ainda que o segundo grande acordo que está pela frente, e que vai demorar ainda algum tempo para sair, é com a União Europeia (TTIP, do nome em inglês), no qual os Estados Unidos também são o protagonista. Isso significa, de acordo com Plöger, que o Brasil está negociando com o país certo e tem uma agenda correta, que é a facilitação de negócios.

Ele lembrou que no começo deste ano, o Brasil começou a negociar com o México, que integra o TPP e tem acordo com o Nafta. “Nós temos hoje 800 produtos, do universo de 9 mil, acordados com o México e vamos expandir isso para mais de 2 mil produtos”. Para Ingo Plöger, esse é um passo correto do governo brasileiro para o país entrar no TPP e na integração latino-americana.

Essa postura do Brasil, segundo o presidente internacional do Ceal, abre espaço também para abrir negociação com a Colômbia, visando a antecipar o descongelamento de um acordo feito que o Brasil quer agilizar, e com o Peru, com quem nosso país quer ampliar o somatório de trabalhos.

Para Plöger, de janeiro para cá, o Brasil está em uma rota positiva. Ele entende que, agora, é preciso reforçar essa rota com muita agilidade e persistência, porque o câmbio atual torna o país competitivo. “Temos que buscar os investimentos na produtividade e nos produtos que interessam também ao TPP e ao TTIP”, disse.

O presidente internacional do Ceal descartou a possibilidade de o Acordo de Parceria Trans-Pacífico prejudicar o Brasil na negociação com os países que assinaram o chamado Pacto do Pacífico, considerando que eles deverão negociar mais entre si, dentro do novo bloco.

Plöger considera0 prematuro fazer cálculos de perdas para o Brasil, sem atentar para a questão do câmbio, que estava há um ano em torno de R$ 2,50 e em 2015 chegou acima de R$ 4. “Os nossos preços são diferentes. Acho que a gente tem que esperar a temática amadurecer um pouco mais porque, com esse câmbio, nós nos tornamos mais atrativos”.

Editor Aécio Amado
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário