one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

CNC: Intenção de consumo das famílias cai pelo nono mês seguido em outubro

Criado em 20/10/15 10h53 e atualizado em 20/10/15 10h55
Por Vinícius Lisboa - Repórter da Agência Brasil Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) brasileiras caiu pelo nono mês seguido em outubro, com 78,4 pontos, em uma escala em que resultados menores que 100 indicam insatisfação com a situação atual. Os dados foram divulgados hoje (20) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

O resultado de outubro representa o menor valor da série histórica iniciada em 2010 e está 35,5% abaixo do registrado no mesmo mês do ano passado, quando chegou a 121,5 pontos. Em relação a setembro deste ano, houve queda de 1,8%.

Para a CNC, o resultado reflete a "continuidade do quadro de deterioração do País nos últimos 12 meses, com aceleração da inflação, enfraquecimento da atividade econômica e aumento da incerteza política".

Nenhum dos sete componentes da ICF teve variação positiva em relação a setembro e todos caíram mais de 18% em relação ao ano passado. Na comparação com 2014, as perspectivas de consumo e o momento para a compra de bens duráveis foram os indicadores que mais caíram na pesquisa, com 51,9% e 51% de queda. Para 70,7% dos entrevistados, o momento é considerado "mau" para a aquisição de bens duráveis, enquanto 22% consideram "bom".

Em relação ao mês passado, o indicador que mais apresentou recuo em outubro foi o nível de consumo atual, com -3,7%.

A Intenção do Consumo das Famílias tem a menor pontuação registrada no Sudeste, com 67,2 pontos. A segunda menor é a do Centro-Oeste, com 84 pontos. O Nordeste tem o maior índice, 93,2 pontos, mas registra queda de 1,5% em relação a setembro e de 30,3% na comparação com 2014. No Sudeste, a queda ante o ano passado chega a 41,4%.

Editor José Romildo
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário