one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

CNI defende revisão de gastos públicos com reajuste automático

Criado em 08/10/15 12h59 e atualizado em 08/10/15 13h05
Por Kelly Oliveira – Repórter da Agência Brasil Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

O retorno da economia a um ciclo de crescimento no futuro depende de um ajuste fiscal mais amplo do que a obtenção de superávit primário, economia para o pagamento de juros da dívida pública. A avaliação é do gerente executivo da Unidade de Política Econômica da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Flávio Castelo Branco.

Para Castelo Branco, é preciso rever a legislação que permite aumento automático de despesas obrigatórias, sem avaliar a eficiência dos gastos. Ele citou o aumento do salário mínimo que leva em consideração o Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, e a inflação. Como a expectativa para PIB é de retração e a inflação deve ficar perto de 10%, o aumento do salário mínimo pode ficar nesse percentual. Castelo Branco ressalta que uma elevação de 10% no salário mínimo afeta as contas da Previdência Social, as prefeituras e empresas de menor porte, por exemplo. “Em ambiente de recessão e aumento de desemprego, é uma pressão muito forte. É complexa, é politicamente difícil, mas a sociedade não pode se furtar a [fazer] essa discussão”, disse.

O economista também lembrou a aprovação, ontem no Senado, do projeto de lei de conversão da Medida Provisória 676/15 que permite a “desaposentação”, termo utilizado para definir o recálculo da aposentadoria para quem continua a trabalhar depois de se aposentar. Se a emenda for sancionada, vai beneficiar milhares de aposentados que continuam na ativa e contribuindo para a Previdência.

"Isso implica custos para a Previdência que vão se manifestar ao longo do tempo em necessidades de recursos, em pressões adicionais”, destacou.

Castelo Branco afirmou ainda que a recessão levou à frustração de receitas para o governo. “O corte de gastos se mostra insuficiente para reverter esse quadro”, disse.

A CNI passou a prever déficit primário, este ano, de 0,05% do PIB. Em julho, a expectativa era superávit primário de 0,4% do PIB. A projeção de retração do PIB passou de 1,6%, previsão divulgada em julho, para 2,9%.

Editor Juliana Andrade
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário