one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Dilma faz visita de Estado à Colômbia para estreitar relação comercial 

Criado em 08/10/15 22h04 e atualizado em 08/10/15 23h02
Por Ana Cristina Campos Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

A presidenta Dilma Rousseff fará visita de Estado à Colômbia amanhã (9) para ampliar as parcerias comerciais entre os países. Ela embarcou hoje (8), às 19h, e terá agenda extensa nesta sexta-feira, que começa com cerimônia de deposição de oferenda floral na Quinta de Bolívar.

De acordo com o Planalto, Dilma será recebida amanhã pelo presidente Juan Manuel Santos no Palácio de Governo, em Bogotá. A presidenta também vai visitar o Congresso Nacional e a Suprema Corte colombianos, e participará, ao lado de Santos, do encerramento de um fórum de empresários dos dois países. 

O Palácio do Planalto informou que os ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, e das Relações Exteriores, Mauro Vieira, vão acompanhar a presidenta na viagem. 

De acordo com o subsecretário-geral da América do Sul, Central e do Caribe do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Paulo Estivallet de Mesquita, a expectativa é que sejam anunciados acordos de compras governamentais, facilitação de comércio e investimentos durante a visita. 

“Temos um Acordo de Complementação Econômica, o ACE 59, que já cobre em torno de 80% do comércio. Gostaríamos de acelerar o cronograma da desgravação [redução] tarifária desse acordo e concluir um acordo automotivo”, acrescentou o embaixador, durante entrevista no Palácio Itamaraty, na semana passada. 

De acordo com o ministério, a Colômbia é o segundo país mais populoso e a terceira maior economia da América do Sul, mas ocupa apenas o sétimo lugar como parceiro comercial do Brasil no continente americano. O comércio entre os países passou de US$ 1,1 bilhão, em 2005, para US$ 4,1 bilhões no ano passado. 

Segundo o Itamaraty, mais de 90% da pauta de exportações brasileiras para a Colômbia são de industrializados, sobretudo produtos químicos, automóveis, peças automotivas e semimanufaturados de ferro e aço. A Colômbia exporta principalmente carvão e petróleo para o Brasil.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário