one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Compartilhar:

Levy pede empenho do Congresso para aprovar Orçamento de 2016

Criado em 14/10/15 16h46 e atualizado em 14/10/15 17h39
Por Wellton Máximo Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

A aprovação do Orçamento de 2016, com o superávit primário proposto pelo governo, é essencial para recuperar o crescimento do país, disse hoje (14) o ministro da Fazenda, Joaquim Levy. Em audiência no plenário da Câmara dos Deputados, ele pediu empenho dos parlamentares na aprovação da proposta, para trazer mais segurança para empresários e consumidores, e facilitar a retomada do crescimento da economia.

“O sucesso da proposta orçamentária para 2016 é ter um orçamento robusto, que vai permitir ao Brasil voltar a crescer, às empresas retomar os planos de investimento e aos brasileiros retomar a vida. O equilíbrio fiscal é necessário para trazer um país de segurança, de crescimento e de transparência, aquilo que todo mundo deseja”, afirmou o ministro.

Levy ressaltou que a alta do dólar representa uma oportunidade para as indústrias tornarem-se mais competitivas e se recuperarem da queda da produção dos últimos anos.

“No caso do câmbio, acho que nossa indústria está em condição de ter, para a frente, os melhores anos que se possa imaginar, desde que se tomem medidas necessárias. As novas encomendas não vão ser feitas na China, aqui ou acolá, mas no Brasil”, destacou.

Para o Brasil alcançar o crescimento sustentável, no entanto, Levy disse que são necessárias três etapas. Segundo o ministro, a primeira é o equilíbrio fiscal, para recuperar a segurança dos empresários e dos consumidores. A segunda é a retomada da demanda, com recuperação do crédito, queda da inflação e dos juros. A terceira são reformas estruturais, que permitam reduzir o déficit da Previdência Social, facilitar o investimento em infraestrutura e modernizar o mercado de trabalho, para dar mais flexibilidade para a economia e evitar que a retomada do crescimento seja momentânea.

“É necessária uma série de medidas estruturais para que, alcançada a estabilidade fiscal, o país possa crescer sistematicamente. Existem coisas pontuais que não substituem as que derivam de condições fundamentais. O crédito flui quando problema fiscal está resolvido, mas não substitui trabalhar leis que permitam que investimentos em infraestrutura avancem e tragam resultados para as famílias”, declarou.

No fim de agosto, o governo tinha enviado ao Congresso Nacional uma proposta de Orçamento de 2016, com previsão de déficit primário de R$ 30,5 bilhões. Em meados de setembro, a equipe econômica propôs superávit primário de R$ 34,4 bilhões – 0,7% do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país). Para alcançar o esforço fiscal, no entanto, o Congresso terá de aprovar medidas que aumentam tributos, como a recriação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário