one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Projeto Rural Sustentável vai beneficiar produtores da Amazônia e Mata Atlântica

Criado em 28/10/15 20h02 e atualizado em 28/10/15 20h23
Por Stênio Ribeiro Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

O Projeto Rural Sustentável, que vai atender, especificamente, pequenos e médios produtores rurais da Amazônia e da Mata Atlântica, começou a operar hoje (28). Os produtores beneficiados terão mais facilidades de acesso a crédito para investimento em tecnologias agropecuárias e extrativistas de baixa emissão de carbono e conservadoras do meio ambiente. 

Lançado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o projeto é resultado de parceria com o Departamento do Meio Ambiente, da Alimentação e dos Assuntos Rurais do Reino Unido, que doa US$ 26 milhões (em torno de R$ 102 milhões no câmbio de hoje) para execução nos próximos quatro anos. 

O projeto tem apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Banco do Brasil (BB), que será responsável pelo repasse dos recursos e pelo monitoramento das ações financiadas, de acordo com o diretor de Agronegócios do banco, Clenio Severo Teribele. 

A novidade no caso, diferentemente do crédito rural tradicional, é o “pagamento por resultado alcançado”, disse Severo. Por esse instrumento, o beneficiário só recebe os recursos contratados depois da constatação, pelo BB e pelo agente de assistência técnica do projeto, de que foram implantadas tecnologias de baixo carbono. 

Como não há possibilidade de atender a todos, de acordo com a ministra Kátia Abreu, a meta é beneficiar 3.710 produtores de três estados da Amazônia (Mato Grosso, Pará e Rondônia) e de quatro estados da Mata Atlântica (Bahia, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul). 

Hoje foi aberta a primeira chamada de propostas para os produtores dispostos a oferecer suas propriedades para unidades demonstrativas em sete municípios escolhidos para a fase piloto do projeto: Machadinho D’Oeste (RO), Marabá (PA), Alta Floresta (MT), Nilo Peçanha (BA), Teófilo Otoni (MG), Francisco Beltrão (PR) e Passo Fundo (RS). 

Durante a solenidade também foi lançado o Portal Rural Sustentável, voltado para entidades técnicas envolvidas no projeto e entidades de ensino e pesquisa de ciências agrárias e sociais relacionadas ao meio rural.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário