one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Lojas comércio vendas shopping

Imagem: Renato Araújo/ABr

Compartilhar:

Black Friday: Idec orienta o consumidor na hora das compras

Criado em 26/11/15 09h32 e atualizado em 26/11/15 11h58
Por Revista Brasília Fonte:Rádios EBC

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) orienta que consumidores tomem cuidado com a Black Friday, marcada para ocorrer nesta sexta-feira (27). A Black Friday é uma prática realizada nos Estados Unidos, e incorporada recentemente ao Brasil, é um dia em que são oferecidos descontos para a queima de estoque.

Em entrevista ao Revista Brasília, a advogada do Idec, Cláudia Almeida, explica que é necessário pesquisar muito para não transformar o sonho em pesadelo. Ela diz que a Black Friday merece atenção do consumidor para não comprar por impulso, pensando que está obtendo grandes descontos. "A pesquisa de preço é boa para qualquer tipo de compra para ter uma prévia do quanto realmente custa o produto e acreditar em desconto de 80% é arriscado".

Saiba mais sobre o assunto nesta entrevista ao Revista Brasília, na Rádio Nacional de Brasília.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Black Friday: Idec orienta o consumidor na hora das compras

O Idec alerta que há uma maquiagem de preço dos produtos, que funciona da seguinte forma: semanas antes a empresa aumenta o preço do produto, e na Black Friday volta para o preço real, como se fosse o desconto. A especialista explica que isso não é desconto, mas sim maquiagem de preço e propaganda enganosa. E diz que se depois de comprar, o consumidor descobrir que caiu neste tipo de armadilha, pode requerer na justiça o valor real do desconto.

A advogada do Idec lembra ainda que o consumidor deve ficar atento porque comprar por impulso gera endividamento.

Sobre pacotes de viagens é necessário guardar todos os panfletos promocionais, além do contrato, para em caso de o pacote ser diferente do oferecido, o consumidor ter os direitos garantidos.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário