one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Para ministra, aumento do trabalho infantil em 2014 se deve a uma "flutuação"

Criado em 13/11/15 19h26 e atualizado em 13/11/15 19h30
Por Da Agência Brasil Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, atribuiu o aumento do trabalho infantil em 2014, mostrado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), a uma flutuação da mostra.

Brasília - A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, comenta os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2014, divulgada pelo IBGE (Valter Campanato/Agência Brasil)

Brasília - A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, comenta os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2014, divulgada pelo IBGE Valter Campanato/Agência Brasil

“A gente tem que olhar a tendência. Eu acho que 2013 é que é um ponto fora da curva e teve grande queda [do trabalho infantil]. As piores formas de trabalho infantil vêm sendo reduzidas. Você vai chegando num patamar mais resistente e mais sujeito a esse tipo de flutuação. Acho que é flutuação da mostra. Eu não encontro nenhuma explicação que justifique ter aumentado o número de crianças trabalhando”, disse a ministra, ao comentar os dados da Pnad divulgados hoje (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A Pnad mostrou que a exploração da mão de obra infantil no país cresceu 4,5% no ano passado em relação a 2013. Segundo a pesquisa, em 2013, havia 3,188 milhões de crianças e adolescentes na faixa de 5 a 17 anos trabalhando, e o contingente subiu para 3,331 milhões em 2014. Os meninos representam dois terços desse total.

Na faixa dos 5 a 13 anos, em que não pode, por lei, haver trabalho, foi registrada a maior expansão: 15,5% para a faixa etária dos 5 aos 9 anos e 8,5%, dos 10 aos 13 anos. O aumento do trabalho entre adolescentes de 14 e 15 anos aumentou 5,6%.

Segundo a ministra, o trabalho infantil se concentra hoje na agricultura familiar e no trabalho doméstico. “Muitas vezes, a gente tem o trabalho infantil na agricultura familiar que é domiciliar, do filho trabalhando com o pai, como também é o caso dos jovens trabalhando com o pai microempresário no meio urbano. Tem toda uma questão cultural que é o grande desafio do Brasil agora. Enfrentar o trabalho infantil é enfrentar essas formas aceitáveis por parte da nossa cultura”.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário