one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Prorrogação da DRU é importante para manter investidores no Brasil, diz ministro

Criado em 24/11/15 16h44 e atualizado em 24/11/15 17h09
Por Wellton Máximo Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

A prorrogação da Desvinculação das Receitas da União (DRU) é essencial para que o Brasil não perca investimentos, afirmou hoje (24) o ministro da Fazenda, Joaquim Levy. Em audiência na Câmara dos Deputados, ele disse que o instrumento facilita a gestão das contas públicas e o cumprimento das metas fiscais.

“Se não dermos horizonte para o gasto público, será difícil para os investidores. A DRU é um instrumento importante para auxiliar o governo a fazer estratégia fiscal e de crescimento para os próximos anos”, declarou Levy.

Segundo o ministro, a DRU facilita a administração das contas públicas sem pôr em risco gastos determinados por lei ao permitir o remanejamento de fontes de recursos para cumprir despesas obrigatórias. “Ao contrário do que se pensa, a DRU até facilita a execução de despesas obrigatórias. O governo paga a Previdência Social com DRU ou sem DRU. Paga saúde com DRU ou sem DRU.”

O ministro participa de audiência da comissão especial que discute a proposta de emenda à Constituição que prorroga a DRU. Se a proposta não for aprovada até o fim do ano, o governo perderá R$ 121,4 bilhões de receitas para o superávit primário – economia para pagar os juros da dívida pública – em 2016.

A DRU é um mecanismo que permite o livre remanejamento de até 20% do Orçamento Geral da União para o superávit primário. A vigência da DRU acaba no fim deste ano. Em julho, o governo enviou ao Congresso proposta para estender o mecanismo até 2023 e ampliar a desvinculação para 30% do Orçamento.

Para Levy, a prorrogação da DRU por oito anos facilitará o planejamento da administração das contas públicas. “A proposta do governo é para oito anos, garantindo o planejamento fiscal para um número importante de anos. Fazer a DRU mais longa favorece o país, a qualidade do planejamento”, acrescentou Levy.

“Acredito que a desvinculação total não seja necessária nem vantajosa. A desvinculação parcial [de 30%0 dá flexibilidade para o governo executar de maneira mais eficiente suas obrigações.”

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário