one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Pixabay/CCBY

Compartilhar:

Sete em cada dez pessoas estão superendividadas, diz pesquisa do SPC

Criado em 25/11/15 11h03 e atualizado em 25/11/15 11h17
Por Em Conta Fonte:Rádios EBC

Uma pesquisa feita pelo SPC Brasil – Serviço de Proteção ao Crédito confirma que é preocupante o nível de endividamento já efetuado pelo brasileiro de um modo em geral. Por isso, o convidado da Entrevista de Valor do Em Conta desta quarta-feira (25) é o educador financeiro do SPC, professor José Vignolli.

Antes, alguns dados rápidos da pesquisa. 45% dos ouvidos admitem que vivem na “corda bamba” e confessam que estão nessa situação de aperto porque foram otimistas por demais na hora de gastar. Tanto que sete em cada dez pessoas ouvidas na pesquisa admitem que estão tão endividadas que não conseguem dinheiro para pagar, nos próximos meses, a prestação já atrasada.

Durante a entrevista, que pode ser ouvida no player abaixo, o professor José Vignolli explica o que é mesmo um “gastador otimista”:

"Essa pessoa vai gastando sem se preocupar com o presente e achando que alguma coisa vai acontecer no futuro que vai resolver o problema dela. No final das contas, é um apagar de incêndio diário. E a pessoa se acostuma com isso e acha que está tudo bem. Então ela está sempre otimista em relação ao futuro, mas ela não cuida do presente."

Creative Commons - CC BY 3.0 - Sete em cada dez pessoas estão superendividadas, diz pesquisa do SPC

O mais grave ainda, na situação dos que ficaram superendividados, segundo o professor José Vignolli, é que estão nesta situação de descontrole porque nunca, na verdade, souberam acompanhar pelo menos o extrato:

"As pessoas não examinam os extratos, não examinam quanto eu paguei de juros. Não dão valor àqueles valores que vão sendo debitados da minha conta. Quanto você está gastando por mês e por ano em cima desses poucos dias que você está descontrolado. Isso, no futuro, vai dar uma diferença muito grande, pode ter certeza disso".

O Trocando em Miúdo de hoje, por sua vez, está em cima do milionário prêmio, acima dos R$ 200 milhões, que pode ser dado a quem ganhar a Mega Sena de logo mais. Para ouvir na nossa Radioagência Nacional, clique aqui.

O Em Conta – A Economia Que Você Entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40, na Rádio Nacional da Amazônia, e de 10h40, na Rádio Nacional do Alto Solimões. A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário