one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Setor siderúrgico prevê queda de 2% na produção de aço bruto em 2015

Criado em 26/11/15 22h52 e atualizado em 26/11/15 22h50
Por Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil Edição:Jorge Wamburg Fonte:Agência Brasil

O setor siderúrgico prevê que vai fechar 2015 com uma queda de 2% na produção de aço bruto, em comparação com o ano passado, atingindo 33,2 milhões de toneladas contra 33,8 milhões de toneladas em 2014.  De acordo com o Instituto Aço Brasil, será o menor volume de produção desde 2010.

Na vendas internas, a queda de produtos siderúrgicos deverá ser de 16,3%. Se confirmada essa previsão, os negócios ficarão no mesmo nível de 2006, quando as vendas alcançaram 18,2 milhões de toneladas. Já o consumo aparente de aço – vendas internas mais importação por distribuidores e consumidores – deverá chegar a 21,4 milhões de toneladas, mesmo patamar registrado em 2007, com um recuo de 16,5% nesse ramo do setor do aço.

O setor indicou as importações diretas e indiretas e o encolhimento do mercado doméstico como os fatores que contribuíram para a "situação dramática" apontada pelo presidente executivo do Instituto Aço Brasil, Marco Polo de Mello Lopes, e que provocou a demissão de 21.786 trabalhadores entre 2014 e 2015 e a paralisação de 40 unidades de produção. "Esse quadro é de uma gravidade nunca vista no setor. Na verdade não há nada que sinalize recuperação do mercado interno”, afirmou Lopes.

O presidente do Conselho Diretor do Instituto, Benjamin Mário Baptista Filho, destacou que o principal problema internacional é o excesso de capacidade, em torno de 2,4 bilhões de toneladas, para um consumo na ordem de 1,7 bilhão de toneladas. Com isso, o excesso é de 700 milhões da capacidade instalada  de aço no mundo. Além disso, segundo Lopes, há projetos em andamento que podem adicionar seis milhões de toneladas, sendo a China o país que tem a maior capacidade em construção.

"Na China, hoje, tem hoje mais ou menos 417 milhões de excesso de capacidade, seguida por outros países da Ásia, da antiga União Soviética e também na Europa", disse Baptista Filho.

O presidente revelou que a China, atualmente, está invadindo os mercados siderúrgicos mundiais com um volume cada vez maior de aço: “A China vem ano a ano crescendo seu nível de exportação. No ano passado, exportou 90 milhões de toneladas e o ritmo neste ano está em torno de 130 milhões de toneladas".

Benjamin Mário Baptista Filho destacou que, para tentar impedir a ação da China neste mercado, vários países têm adotado barreiras de proteção: "Este ano, os Estados Unidos iniciaram processos de antidumping para vários produtos siderúrgicos tendo como foco a China", disse Baptista, indicando, no entanto, que este mecanismo acaba atingindo o Brasil.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário