one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Derivados de petróleo e indústria extrativa puxam queda da produção industrial

Criado em 03/12/15 11h14 e atualizado em 03/12/15 11h15
Por Vitor Abdala – Repórter da Agência Brasil Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

A queda de 2,7% na produção de derivados de petróleo e biocombustíveis foi o principal responsável pelo recuo da indústria nacional em outubro deste ano, em comparação a setembro, de acordo com dados divulgados hoje (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além desse setor, outros 14 dos 24 pesquisados apresentaram queda.

As indústrias extrativas, por exemplo, tiveram o segundo principal impacto no desempenho negativo da indústria, com recuo de 2%. Também tiveram quedas importantes, os segmentos de veículos automotores (-3%), equipamentos de infomática, produtos eletrônicos e ópticos (-9,4%), perfumaria, sabões e produtos de limpeza (-2,4%) e minerais não-metálicos (-2,1%).

As quatro grandes categorias econômicas estudadas tiveram queda: bens de consumo duráveis (-5,6%), bens de capital, isto é, máquinas e equipamentos (-1,9%), bens intermediários, isto é, insumos industrializados usados no setor produtivo (-0,7%), e bens de consumo semi e não duráveis (-0,6%)

“A cada mês, a produção industrial se distancia do seu ponto mais elevado na série histórica, que foi alcançado em junho de 2013. E permanece aquela característica de uma queda generalizada dentro do setor industrial. Todas as categorias econômicas mostram resultados negativos e entre as atividades há um predomínio bem claro de queda na produção, cada vez mais espalhada e cada vez com magnitude maior de queda”, disse o pesquisador do IBGE André Macedo.

A queda de 1,9% dos bens de capital pode sinalizar, segundo André Macedo, queda da confiança do empresariado em relação à economia. “As pesquisas que mensuram os níveis de confiança estão em patamares muito baixos. Nada mais natural que haja uma retração dos investimentos, haja uma adiação dos planejamentos de ampliação e modernização de capacidade produtiva. E nada mais natural que o resultado do segmento de bens de capital mostre resultados negativos mês a mês”, disse Macedo.

Apesar do desempenho negativo da indústria, oito atividades industriais tiveram alta, com destaque para os produtos alimentícios, que tiveram um crescimento de 1,7% na passagem de setembro para outubro.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário