one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Produção de petróleo no Brasil cresce 0,5% em outrubro, diz ANP

Criado em 02/12/15 19h06 e atualizado em 02/12/15 19h35
Por Cristina Indio do Brasil Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

A produção, em outubro, de petróleo no Brasil teve aumento de 0,5% e a de gás natural de 0,2% se comparado ao que ocorreu no mês anterior. De acordo com a Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), foram produzidos perto de 2,406 milhões de barris de petróleo por dia (bbl/d). A produção de petróleo teve o mesmo percentual de crescimento em comparação a outubro de 2014.

Já a produção de gás natural alcançou 97,6 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d), resultado que, se comparado ao mês de outubro de 2014, a elevação é 5,3 %. Em setembro, a produção de petróleo e gás natural no país atingiu aproximadamente 3,020 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d).

Produção de pré-sal

A ANP informou que a produção de 52 poços do pré-sal ficou em 809,8 mil barris de petróleo por dia (bbl/d) e de 31,1 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d) de gás natural. O resultado representa uma queda de 2,3% na comparação com o mês anterior. A agência esclareceu que a produção nos poços do pré-sal é restrita ao horizonte geológico denominado pré-sal.

Ainda de acordo com a ANP, o aproveitamento de gás natural chegou a 95,8%, uma vez que a queima do produto em outubro ficou em 4,1 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d). O resultado representa recuo de 15,7%, na comparação a setembro, mas em relação ao mesmo mês em 2014 houve aumento de 5,8 %.

A maior parte da produção de petróleo (93,3%) e de gás natural (76,2%) foi obtida nos 775 campos marítimos e o restante em 8.223 terrestres. Segundo a ANP, os campos operados pela Petrobras produziram 93,2% do petróleo e gás natural.

O maior produtor de petróleo e gás foi o campo de Lula, na Bacia de Santos, com a média de 331,3 mil bbl/d de petróleo e 15,7 milhões de m³/d de gás natural. Carmópolis, na bacia de Sergipe, foi o que registrou o maior número de poços produtores  (1.065) e o de Marlim, na Bacia de Campos, o campo marítimo com maior número de poços produtores: 62.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário