one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Jonas Donizette, candidato do PSB à Prefeitura de Campinas-SP.

Imagem:

Compartilhar:

Jonas Donizette é o novo prefeito de Campinas (SP)

Criado em 28/10/12 19h27 e atualizado em 05/01/15 10h01
Por EBC

Jonas Donizette
Jonas Donizette, candidato do PSB à Prefeitura de Campinas-SP. (Portal oficial do candidato)

Com 100% das urnas apuradas, o candidato Jonas Donizette (PSB)  é o novo prefeito de Campinas (SP). Jonas Donizette  tem  315.488 dos votos, o que representa 57.69% do total.

O segundo colocado, Márcio Porchmann (PT) aparece com 231.420 votos, 42.31% do total. Foram registrados 546.908 (88.35%) votos válidos, 49.887 (8.06%) nulos e 22.195 (3.59%) brancos.

No primeiro turno, Jorge Donizette teve 47,6% dos votos, seguido de Márcio Porchmann, com 28,5%.

Confira o resultado do segundo turno em cada cidade

Confira o resultado geral da apuração no hotsite da EBC

Conheça o perfil do candidato eleito:
 

Creative Commons - CC BY 3.0 -


 

O novo prefeito nasceu em Monte Belo (MG). Ingressou na política em 1992 como vereador em Campinas, foi reeleito duas vezes. Durante o terceiro mandato, em 2002, foi eleito deputado estadual, reelegendo-se para o cargo em 2006. Em 2010, Donizette foi eleito deputado federal. Na Câmara dos Deputados, ele presidiu a Comissão de Turismo e Desporto. É radialista de profissão. Seu adversário, Marcio Pochmann, é economista e presidiu o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) antes de se candidatar.

A renda per capita do município chega a R$ 29,7 mil, enquanto o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), medido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), alcançou 0,85 – em uma escala de 0 a 1.

Apesar do tamanho e do bom desempenho na economia, a cidade teve, desde a última eleição em 2008, três prefeitos diferentes. Em 2010, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), de Campinas, começou a investigar um esquema de fraude em licitações envolvendo a prefeitura e a Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento de Campinas (Sanasa).

Em agosto do ano passado, o prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT) foi cassado pelos vereadores da cidade. O vice Demétrio Vilagra (PT) assumiu o cargo até ser afastado da prefeitura, em dezembro de 2011. O ex-presidente da Câmara Municipal Pedro Serafim (PDT) tornou-se prefeito e chegou a concorrer às eleições, porém não passou para o segundo turno.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário