one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O parlamentar Ulysses Guimaraes durante a promulgação da Constituição de 1988

Imagem:

Compartilhar:

Constituição de 1988 completa 24 anos

Criado em 04/10/12 16h59 e atualizado em 04/10/12 19h15
Por Portal EBC

Promulgação da Constituição de 1988
O parlamentar Ulysses Guimaraes durante a promulgação da Constituição de 1988 (Foto: José Cruz/ABr)

A Constituição Brasileira de 1988 faz aniversário nesta sexta-feira (05). Se você tem menos de 24 anos, talvez não saiba que o conjunto de direitos e deveres que hoje rege a vida dos brasileiros nem sempre foi o mesmo. Conceitos e práticas de liberdade, direitos trabalhistas e muitos outros foram deixados de lado em determinados momentos da história.

No total, foram sete Constituições Brasileiras até hoje. Cada uma representa períodos específicos da nossa formação social e política. Saber como as pessoas eram tratados pela Lei e como era a relação entra ela e o poder econômico compõem parte importante da formação cidadã de cada um.

Caso você tivesse vivido em 1824, por exemplo, veria a existência de um Poder Moderador acima dos outros três Poderes tradicionais (Executivo, Legislativo e Judiciário), exercido pelo próprio imperador. Para quem não era católico, os cultos poderiam ser feitos apenas dentro de casa. A construção de templos com fachadas diferenciadas era proibida.

Já quem viveu a ditadura militar, cujos “anos de chumbo” foram balizados pela Constituição de 1967, deve se lembrar que o regime estabelecia pena de morte para crimes de segurança  nacional; restringia ao trabalhador o direto à greve e praticava censura.

Para ajudar no entendimento do percurso histórico das Constituições do Brasil, o Portal EBC preparou a linha do tempo abaixo. O material pretende oferecer uma forma didática e resumida dos avanços do país rumo à democracia. Usar a ferramenta é fácil. Os sete pontos representam as datas de cada Constituição. Clique neles para ver mais informações. A tela vai ser ampliada. Com o mouse ou teclado é possível subir e descer o texto. Para retornar, basta clicar no X à margem superior direita. Movimente com o mouse a régua no lado inferior para avançar e retornar no tempo.

A Constituição de 1988 é tida como o marco da redemocratização e da retomada do Brasil na valorização dos direitos dos cidadãos, mesmo apesar das críticas de especialistas sobre a quantidade de emendas constitucionais (Das sete Cartas, é que mais apresenta emendas); brechas para duplo entendimento em suas partes, e mesmo a parcialidade de sua implementação.

Conheça a história de Ulysses Guimarães, o parlamentar que lutou pela redemocratização e participou da elaboração da Constituição de 1988. O assunto foi tema do programa De Lá Pra Cá, da TV Brasil

Com a proximidade das eleições, marcadas para o próximo domingo (07), é importante saber também que o pleito eleitoral no formato que temos hoje é mais uma conquista trazida pela Lei de 88. Nesta edição do programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, conheça os avanços da Lei Eleitoral através dos anos.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário