one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Fique por dentro das eleições em Alagoas

Imagem:

Compartilhar:

Saiba quem são os candidatos ao cargo de governador em Alagoas

Criado em 22/08/14 14h52 e atualizado em 08/09/14 09h44
Por Portal EBC*

Oito candidatos disputam o governo de Alagoas. O estado possui o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Alagoas conta com 102 municípios e uma população estimada em mais de 3,3 milhões. Contudo, o eleitorado apto a votar este ano soma 1.995.727, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 1,3% dos eleitores brasileiros.

Leia também: 171 candidatos a governador disputam a preferência do brasileiro

O futuro governador de Alagoas terá pela frente o desafio de administrar o estado com o maior índice de violência do país, com 64 homicídios para cada 100 mil habitantes, enquanto que a média nacional é 29 por 100 mil habitantes, segundo dados do Mapa da Violência.

Confira mais notícias sobre Eleições 2014 no Portal EBC

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Os candidatos:

Coronel Goulart (PEN): Na corrida pelo governo estadual, o policial militar Adroaldo Freitas Goulart Filho, conhecido como coronel Goulart, de 58 anos, é candidato pelo Partido Ecológico Nacional (PEN). Ele tem como companheiro de chapa o capitão Bulhões, do mesmo partido. O Partido Ecológico Nacional não fez coligação no estado.

Biu (PP): Com 72 anos, o senador Benedito de Lira, mais conhecido como Biu, é natural de Junqueiro (AL), já ocupou o cargo de deputado federal e, pela primeira vez, disputa o governo estadual em uma coligação com nove partidos. A coligação “Juntos com o Povo pela Melhoria de Alagoas” é formada por PPS, PP, PSDC, PRP, PR, PSL, PSB, DEM, SD. Como companheiro de chapa, Biu tem Alexandre Toledo (PSB) como vice.

Golbery Lessa (PCB): Nascido em Maceió, o servidor público federal e historiador, Golbery Lessa, 47 anos, concorre pelo PCB. Como vice, está o professor universitário Fernando Medeiros. O PCB também não fez coligação no estado.

Joathas Albuquerque (PTC): O advogado Joathas Albuquerque, de 50 anos, disputa o governo alagoano junto a servidora pública federal Marineide Messias, candidata a vice do mesmo partido. O Partido Trabalhista Cristão sairá sozinho nesta eleição.

Renan Filho (PMDB): Representando o PMDB, está o deputado federal Renan Filho, de 35 anos. Ele é Economista, foi prefeito do município alagoano de Murici por duas vezes, 2005 a 2008 e 2009 a 2010. Como candidato a vice está o engenheiro Luciano Barbosa (PMDB). A coligação “Com o Povo pra Alagoas Mudar” é composta por 11 partidos: PV, PTdoB, PMDB, PROS, PCdoB, PSC, PHS, PTB, PSD, PDT, PT. 

Luciano Balbino (PTN): O vereador Luciano Balbino tem 38 anos e é candidato do PTN. Natural de Satuba, Balbino tem o policial militar Pericles Cabral. O Partido Trabalhista Nacional não fez coligação no estado.

Mário Agra (PSOL): O candidato da coligação “Frente de Esquerda de Alagoas”, formada por PSOL e PSTU, é o agrônomo Mário Agra, de 58 anos, e disputa às eleições juntamente a Paulo Bob (PSTU), candidato a vice-governador.

Júlio César (PSDB): o radialista e vereador por Palmeira dos Índios substituiu Eduardo Tavares, que renunciou alegando falta de apoio e estrutura. Aos 45 anos, o jornalista Júlio César é candidato pela coligação “Um Novo Jeito de Fazer”. formada por PSDB e PRB. O vice também foi substituído. Escolhido no lugar de Gilvan Baros, Manoel dos Passos Vilela, o Vô, ainda aguarda julgamento do TSE.

O professor universitário Jeferson Piones, do PRTB também renunciu à candidatura, mas o partido não indicou substituto.

*Com informações da Agência Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário