one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Transito intenso no Vale do Anhangabaú, região central no final da tarde desta sexta-feira (6).

Imagem:

Compartilhar:

Conheça os nove candidatos ao governo de São Paulo

Criado em 27/08/14 16h41 e atualizado em 28/08/14 16h47
Por Portal EBC*

Nove candidatos estão na disputa pelo governo de São Paulo, maior colégio eleitoral do país. Ao todo, o estado tem 31.998.432 eleitores, mais de 22% do eleitorado brasileiro, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Conheça o perfil dos candidatos

A população estimada é de 43,66 milhões de habitantes, segundo levantamento de 2013 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estado é o mais populoso do país e tem também o maior Produto Interno Bruto (PIB) entre as 27 unidades federativas – em 2011, a soma de todos os bens e serviços produzidos em São Paulo representava cerca de 32,6% do PIB nacional. São Paulo tem economia diversificada, baseada principalmente na indústria de transformação, no comércio e no setor financeiro.

Acompanhe a cobertura completa das Eleições 2014

Até o fechamento desta matéria, dos nove pedidos de registro de candidatura, três ainda estão sendo analisados pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP): Geraldo Alckmin (PSDB), Walter Ciglioni (PRTB), Raimundo Sena (PCO)

Leia também: 171 candidatos a governador disputam a preferência do brasileiro
 

Os candidatos:

Padilha (PT): O médico e ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha, de 42 anos, é o candidato da coligação Para Mudar de Verdade, composta por PT, PCdoB e PR. O sindicalista e ex-deputado Nivaldo Santana (PCdoB) é o vice na chapa. Padilha também foi ministro das Relações Institucionais no governo Lula.

Geraldo Alckmin (PSDB): O atual governador concorre a reeleição apoiado por 14 partidos. Médico, Geraldo Alckmin, de 61 anos, já foi prefeito de Pindamonhangaba, sua cidade natal, deputado estadual e federal. Após a morte de Mário Covas, em 2006, foi candidato a presidente, perdendo no segundo turno para o Lula. O deputado federal Márcio França (PSB) é o candidato a vice da coligação Aqui é São Paulo é formada por: PSDB, DEM, PEN, PMN, PTdoB, PTC, PTN, SD, PPS, PRB, PSB, PSC, PSDC, PSL.  Os pedidos de registro de candidatura de Alckmin e França estão aguardando julgamento do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

Maringoni (PSOL): O professor universitário, escritor e jornalista Gilberto Maringoni, de 55 anos, foi candidato a vereador em 2012, mas não conseguiu se eleger.  A professora Hildete, também do PSOL,  é a vice da Frente de Esquerda, em aliança com o PSTU.

Gilberto Natalini (PV): Nascido no Rio de Janeiro, o médico, de 62 anos, está no seu quarto mandato de vereador pela cidade São Paulo e atualmente preside a Comissão da Verdade da Câmara Municipal. Natalini tem como vice a também médica Maria Lucia Haidar. O PV não fez alinça para a disputa ao governo.

Laércio Benko (PHS): O advogado, de 41 anos, cumpre seu primeiro mandato de vereador pela cidade de São Paulo. A coligação Unidos por São Paulo, formada também pelo PRP, tem como candidato a vice o empresário Sérgio Contente (PHS).

Skaf (PMDB): O empresário e presidente licenciado da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), de 58 anos, disputa a eleição para governador do estado pela segunda vez. O advogado Batochio (PDT) é o vice da coligação São Paulo Quer o Melhor, formada por cinco legendas: PMDB, PROS, PSD, PP, PDT. 

Raimundo Sena (PCO): Natural de Itarantin (BA), o operário do setor de construção civil e integrante da União de Favelas do Grajaú Raimundo Sena, de 38 anos, tem como vice o professor Ulisses Coelho. O PCO não fez aliança. A chapa ainda aguarda julgamento do pedido de registro de candidatura.

Wagner Farias (PCB): Com 34 anos, o servidor público e secretário nacional de Juventude do PCB é o candidato mais jovem ao governo de São Paulo. Nascido em Caruaru PE), Wagner Farias tem com candidato a vice o comandante Hermine, também do PCB, que não fez aliança.

Walter Ciglioni (PRTB): Jornalista e redator, Walter Ciglioni, de 45 anos, é o coordenador de Comunicação da Comissão de Segurança Pública da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP). O advogado Marcelo Duarte, do mesmo patido, é o canditado a vice-governador da chapa. Os pedidos de registro de candidatura de Ciglioni e Duarte estão aguardando julgamento do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

*Com informações da Agência Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário