one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Eleitora vota em São Paulo, o maior colégio eleitoral do país.

Imagem:

Compartilhar:

Horário eleitoral gratuito começa dia 19 de agosto

Criado em 06/08/14 12h17 e atualizado em 06/08/14 17h43
Por Gesio Passos Fonte:Portal EBC

A partir de 19 de agosto (terça-feira) começa o horário eleitoral gratuito de 2014. Durante o primeiro turno, de segunda a sábado, os brasileiros irão acompanhar as propostas dos candidatos à Presidência da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. Ao todo serão quatro horas e vinte minutos diários de propaganda dos partidos divididos na rádio e na televisão aberta.

Os programas terão dois blocos contínuos de programação de 50 minutos cada. Na TV eles serão às 13h e 20h30. Já no rádio, os blocos começarão às 7h e 12h. Além dos horários pré-fixados,  serão somados mais 30 minutos diários, nas duas mídias, de comerciais de até 60 segundos.

As propagandas ainda são divididas por cargos: às segundas, quartas e sextas-feiras, serão exibidas as propagandas dos candidatos a governadores, deputados estaduais e senadores. Já às terças, quintas e sábados, será a vez dos candidatos s a presidente e deputado federal. Os programas do primeiro turno serão exibidos até  2 de outubro. A ordem de exibição dos programas é definida a partir de um sorteio realizado pelos tribunais eleitorais.

HOrÁRIO ELEITORAL | Create Infographics

O tempo de cada partido no horário eleitoral gratuito do primeiro turno já foi definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Um terço do tempo disponível é divido igualmente entre todos os partidos ou coligações (as uniões partidárias). O restante é definido a partir do número de deputados federais eleitos pelos partidos nas eleições de 2010. Assim, quanto maior for a coligação de partidos em torno de um candidato ou de uma chapa ao parlamento, mais tempo esse candidato ou coligação terá nos meios de comunicação.

Entenda como foi dividido o horário eleitoral para os candidatos à presidência da república

Se ocorrer segundo turno, o horário eleitoral será dividido igualmente entre os candidatos a presidente e governadores. Neste caso, os programas serão exibidos de segunda a domingo, totalizando três horas e vinte minutos diariamente. Nas rádios, os programas começarão às 7h e 12h, em dois blocos de 40 minutos cada, sendo divididos pela metade entre os candidatos a presidente e governadores. Já na TV estão programados os mesmos dois blocos de 40 minutos, começando às 13h e 20h30. Neste turno também teremos 30 minutos de horários comerciais nas rádios e TVs divididos entre os candidatos.

Financiamento do horário eleitoral

Ao contrário do que muitos pensam, o horário eleitoral só é gratuito para os partidos, mas são pagos pelos cofres públicos. As emissoras de rádio e TV,  apesar de serem concessões públicas, recebem do tempo disponibilizado à propaganda eleitoral uma dedução de impostos em 80% do valor do seu horário comercial. Nas eleições de 2010, a Receita Federal estimou o valor de R$ 850 milhões em isenções dadas às emissoras pela exibição do horário eleitoral.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário