one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Capital Palmas tem cerca de 150 mil eleitores.

Imagem:

Compartilhar:

Saiba quem são os candidatos ao governo de Tocantins

Criado em 27/08/14 14h36 e atualizado em 27/08/14 14h59
Por Portal EBC*

Palmas
Palmas, capital de Tocantins (Projeto SC WEB2)

O estado do Tocantins, o mais jovem do país, tem 996 mil eleitores aptos a votar nas eleições de outubro. Eles vão escolher um dos seis candidatos a governador da unidade federativa criada em 1988.

A agropecuária é a principal atividade econômica, com destaque para o cultivo da soja e a pecuária bovina de corte. O Tocantins contribui com 0,4% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional – soma de todos os bens e serviços produzidos no país.

O estado tem uma população estimada em quase 1,5 milhão, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 50,23% do eleitorado do Tocantins são homens e 49,77%, mulheres. No total, 8% dos eleitores são analfabetos, 27% têm ensino fundamental incompleto e 7%, superior completo.

Acompanhe a cobertura das Eleições 2014

Eleições 2014: 171 candidatos a governador disputam a preferência do brasileiro

Sandoval Cardoso (SD): atual governador, 37 anos, é candidato à reeleição pela coligação "A Mudança que a Gente Vê", formada por 17 partidos (PRB, PP, PDT, PTB, PSL, PSC, PR, PPS, DEM, PRTB, PHS, PTC, PSB, PRP, PSDB, PEN e SD). No dia 4 de maio, o então presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins foi eleito governador do estado. A escolha indireta, feita pelos demais deputados da Casa, ocorreu devido à renúncia do governador eleito Siqueira Campos e do vice, João Oliveira. Desde a renúncia, em abril, Cardoso ocupava o cargo interinamente.Seu vice é o deputado Angelo Agnolin (PDT).

Marcelo Miranda (PMDB): ex-governador, 52 anos,  concorre pela coligação "A Experiência Faz a Mudança" (PMDB, PT, PSD e PV). Em 2002, foi eleito governador e reeleito em 2006. Miranda teve o mandato de governador cassado em setembro de 2009 por abuso de poder político nas eleições de 2006. Em 2010, concorreu a senador mas teve o registro negado pelo TSE. Tem como vice o deputado Marcelo Lelis (PV).

Ataídes Oliveira (PROS): Senador, 54 anos, é candidato pela coligação "Reage Tocantins" (PROS, PTN, PPL, PMN, PSDC, PCdoB, PTdoB). É a primeira vez que ele disputa o governo do estado. Completa a chapa a candidata a vice Cinthia Ribeiro, fonoaudióloga, filiada ao PTN. 

Joaquim Rocha (Psol): ex-vereador de Palmas, 50 anos, concorre também pela primeira vez ao governo do estado. Em 2006, foi candidato a deputado federal pelo partido. O vice é o eletricista Derisvan Bezerra, filiado ao Psol.

Carlos Potengy (PCB): bancário, 58 anos,  e disputa pela primeira vez o pleito para o Executivo estadual, sem coligação. Completa a chapa a candidata a vice Evanilda Ferreira (PCB), técnica em Contabilidade. 

Luís Cláudio (PRTB): advogado, 51 anos, também disputa pela primeira vez  a chefia do Executivo estadual, sem coligação. A vice é a empresária Odethe Calumbia (PRTB). 

*Com informações da Agência Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário