one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Goiânia, capital do estado de Goiás.

Imagem:

Compartilhar:

Saiba quem são os sete candidatos que disputam o governo do estado de Goiás

Criado em 21/08/14 12h59 e atualizado em 22/08/14 09h36
Por Portal EBC

Goiânia
Goiânia, capital do estado de Goiás. (A C Moraes / Creative Commons)

Sete candidatos disputam o governo do estado de Goiás, o mais populoso da região Centro-Oeste, que conta com 4.331.733 eleitores, o equivalente a 3% do total nacional. Todas as candidaturas foram deferidas, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Entre os candidatos, apenas Vanderlan Cardoso (PSB) não possui ensino superior completo, tendo se formado no ensino médio.

Acompanhe a cobertura completa das Eleições 2014
Eleições 2014: 171 candidatos a governador disputam a preferência do brasileiro

A população de Goiás, com pouco mais de 6 milhões de habitantes, está distribuída em 246 municípios. Nona maior economia do país, com Produto Interno Bruto (PIB) estimado em R$ 75,2 bilhões, o estado de Goiás tem função estratégica na logística brasileira, com malha rodoviária de 24.970 quilômetros, além de portos secos e ferrovias.  A economia goiana se destaca pela força do agronegócio, baseada, principalmente, na produção agrícola e na pecuária.

Os candidatos:

Alexandre Magalhães (PSDC): terá a primeira experiência política na corrida ao Palácio das Esmeraldas, sede do governo goiano. Aos 47 anos, o empresário terá o correligionário Rodrigo Adorno, de 27 anos, como vice.

Antônio Gomide (PT): Reeleito prefeito de Anápolis, segunda maior economia do estado, em 2012, o odontólogo renunciou ao mandato para concorrer pela primeira vez ao governo de Goiás. Na disputa, Gomide terá como vice o vereador também petista Tayrone de Martino.

Iris Rezende (PMDB): Duas vezes governador do estado, aos 80 anos, o advogado tenta chegar pela terceira vez ao Palácio das Esmeraldas. O ex-senador, ex-deputado estadual, ex-vereador e prefeito de Goiânia por dois mandatos tem passagens também pelos ministérios da Agricultura, de Minas e Energia e da Justiça. Ele concorre pela coligação “Amor por Goiás”, composta por sete partidos (PMDB, DEM, SD, PCdoB, PRTB, PTN e PPL), que tem como vice o corretor de imóveis Armando Vergílio (SD).

Marconi Perillo (PSDB): Em busca do quarto mandato, o atual governador goiano concorre à reeleição pela coligação “Garantia de um Futuro Melhor para Goiás”, formada por 16 partidos (PRB, PP, PDT, PTB, PSL, PR, PPS, PHS, PMN, PTC, PV, PSDB, PEN, PSD, PTdoB e PROS). O advogado Zé Elitonn (PP) completa a chapa como vice. O tucano já foi eleito senador, deputado federal e estadual.

Marta Jane (PSTU): Aos 42 anos, pela segunda vez a professora concorre ao governo de Goiás. Com o apoio do PCB, ela forma a coligação “Construindo o Poder Popular: Goiás para os Trabalhadores”. O professor de ensino médio Felipe Rodrigo compõe a chapa como vice.

Vanderlan Cardoso (PSB): Pela coligação “Participação Popular” (PSB, PSC e PRP), o empresário tenta pela segunda vez chegar ao comando do Executivo goiano. Aos 51 anos, Cardoso já foi prefeito do município goiano de Senador Canedo. Como vice, ele terá o economista Professor Alcides (PSC).

Weslei (Psol): Pela primeira vez, aos 31 anos, o professor entra na disputa pelo Palácio das Esmeraldas. Professor do ensino médio, Weslei terá como vice a socióloga Cintia Dias, também do PSOL.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário