one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


São Gonçalo, no Rio de Janeiro, é um dos municípios que contam com segundo turno

Imagem:

Compartilhar:

Saiba o que pode e o que não pode no dia da votação

Criado em 22/09/14 15h13 e atualizado em 22/09/14 16h17
Por Fernanda Duarte* Fonte:Portal EBC

Eleições em São Gonçalo (RJ)
Regras e normas eleitorais visam garantir a lisura das eleições e o direito ao voto dos brasileiros (Foto: Tânia Rego/ABr)

Nos dias 5 e 26 de outubro serão realizadas as eleições gerais no país, em que serão escolhidos pelo voto popular para cargos dos legislativos (deputados estaduais e distritais, deputados federais e senadores) e dos executivos (governadores e presidente da República).

Nesses dias, uma série de normas e procedimentos deve ser seguida por eleitores, candidatos a cargos eletivos e cabos eleitorais para garantir a lisura do processo de votação, de acordo com a legislação eleitoral. Confira quais são eles.

Pode:

- manifestação de preferência por candidato, partido ou coligação com uso de broches, bandeiras e adesivos de forma silenciosa e individual;

- “cola eleitoral” - o eleitor pode anotar os números dos candidatos para levar à urna eletrônica.

Veja também no Portal EBC:

Saiba como denunciar crimes e irregularidades eleitorais

Confira quais os horários de votação nos estados

O que acontece se você não votar e como justificar a ausência

Propaganda eleitoral: saiba o que pode e o que não pode durante a campanha

Não pode:

- manifestação de preferência coletiva por candidato, partido ou coligação, com uso de bandeira, vestuário padronizado;

- uso de alto-falantes e amplificadores de som ou a promoção de comício ou carreata;

-  divulgação de qualquer espécie de propaganda de candidato, partido político ou coligação (“boca de urna”), incluindo a distribuição de “santinhos”;

- fornecimento de alimentação e transporte a eleitores no dia da eleição por candidatos ou partidos políticos, seja na cidade ou no campo.

As atividades são consideradas crimes eleitorais e estão sujeitas às penalidades previstas no Código Eleitoral. Se souber ou presenciar qualquer crime eleitoral, o eleitor deve denunciar ao Ministério Público Eleitoral.

Clique aqui para saber como fazer a denúncia.

Na hora de votar

Para votar, o eleitor poderá apresentar um documento oficial com foto (carteira de identidade ou identidade funcional, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação).

É proibido portar aparelho de telefonia móvel, câmeras fotográficas, filmadoras, aparelho de radiocomunicação ou qualquer outro instrumento que viole o sigilo do voto nas cabines de votação. Caso o eleitor esteja de posse desses equipamentos, eles devem ficar retidos na mesa da seção eleitoral em que o eleitor estiver votando.

Lei Seca

Vale lembrar que a proibição da venda e o consumo de bebidas alcoólicas no dia da eleição é de responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral, de cada Estado. Isso quer dizer que o Estado é que irá decidir se a venda de bebidas alcoólicas será proibida ou não nos dias 5 e 26 de outubro.

* Com informações do Tribunal Superior Eleitoral

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário