one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Presidente reeleita Dilma Roussef faz pronunciamento durante evento em hotel em Brasilia

Imagem:

Compartilhar:

Compare o que mudou ou não nos discursos da presidenta Dilma Rousseff em 2010 e em 2014

Criado em 28/10/14 16h15 e atualizado em 05/01/15 08h54
Por Portal EBC

O discurso de Dilma Rousseff (PT), ao ser eleita a primeira presidente mulher do Brasil, em 2010, e o pronunciamento da petista no último domingo (25), após reeleição para a chefia do Executivo, em muito se assemelham. Entre os temas em comum está o destaque para o pedido de "união" da população brasileira. Enquanto em 2010 Dilma usou a máxima que seria "a presidenta de todos os brasileiros e brasileiras", este ano conclamou os eleitores a se unirem "a favor do futuro da pátria". 

Confira cobertura completa das eleições 2014 no Portal EBC

Outros temas, por sua vez, ganharam maior ou menor enfoque, dependendo da ocasião em que foram tratados. A reforma política é um deles. Apesar de Dilma ter mencionado o assunto em 2010, a importância que a proposta ganhou no discurso presidencial em 2014, foi maior, sendo apresentada como uma das principais promessas da reeleição. "Meu compromisso, como ficou claro durante toda a campanha, é deflagar esta reforma que é responsabilidade constitucional do Congresso, que deve mobilizar a sociedade por meio de um plebiscito”, disse Dilma, após vencer a disputa contra Aécio Neves (PSDB), em segundo turno, por 51,64% contra 48,36%.  

Em caminho contrário, o tema economia foi tratado com maior destaque no discurso de 2010, do que no atual. No primeiro mandato, a presidenta eleita falou em simplificar o sistema tributário, combater a inflação e aumentar a qualidade do gasto público. "Teremos grandes responsabilidades num mundo que enfrenta ainda os desafios e os efeitos de uma crise financeira de grandes proporções e que se socorre de mecanismos nem sempre adequados, nem sempre equilibrados para a retomada do crescimento", ponderou à época. Este ano, por sua vez, a presidenta reeleita prometeu "promover ações localizadas para retomar ritmo de crescimento", porém sem listar ações.

Confira abaixo os temas em comum entre os discursos, e saiba como foram tratados:

2010

Primeiro compromisso
“Honrar as mulheres brasileiras para que esse fato até hoje inédito [a eleição de uma presidente mulher] possa se repetir e se ampliar nas empresas, nas instituições civis e nas entidades representativas de toda a nossa sociedade".

Mulheres
“A igualdade de oportunidades entre homens e mulheres é um princípio essencial da democracia”. "Registro o compromisso de valorizar a democracia em toda a sua dimensão”.

Economia
“Cuidaremos de nossa economia com toda a responsabilidade. O povo brasileiro não aceita mais a inflação como solução irresponsável para eventuais desequilíbrios”.

Reforma Política
“Quero me empenhar, junto com todos os partidos, por uma reforma política que eleve os valores republicanos, avançando e fazendo avançar nossa jovem democracia".

Corrupção
“Não haverá compromisso com o erro, o desvio e o malfeito”.
“Os órgãos de controle e fiscalização trabalharão com o meu respaldo sem jamais perseguir adversários ou proteger amigos”.

Educação
“Me comprometi nesta campanha com a qualificação também da educação e dos serviços de saúde”.
“A visão moderna do desenvolvimento econômico é aquela que valoriza o trabalhador e sua família, o cidadão e sua comunidade, oferecendo acesso à educação e saúde de qualidade”.
“União pela educação, união pelo desenvolvimento, união pelo país”.

Lula
“Agradeço muito especialmente e com emoção ao presidente Lula”.
“Sei que um líder como Lula nunca estará longe de seu povo, de cada um de nós.”
“Minha convicção de assumir a meta de erradicar a miséria vem não de uma certeza teórica, mas da experiência viva do nosso governo, do governo do presidente Lula”.  

Democracia
“Por isso, registro aqui outro compromisso com meu país. Valorizar a democracia em toda sua dimensão, desde o direito de opinião e expressão até os direitos essenciais, básicos, da alimentação, do emprego, da renda, da moradia digna e da paz social”.


2014

Primeiro compromisso
“Esta presidenta aqui está disposta ao diálogo. E este é o meu primeiro compromisso do segundo mandato: diálogo”.

Mulheres
“Vamos continuar construindo um Brasil maior (…) O Brasil que cuida das pessoas com um olhar especial para as mulheres, os negros e os jovens”.

Economia
“Promoverei ações localizadas, em especial na economia, para retomarmos nosso ritmo de crescimento, continuar garantindo os níveis altos de emprego e assegurando também a valorização dos salários”. 

Reforma Política
“Entre as reformas, a primeira e mais importante deve ser a reforma política. Meu compromisso, como ficou claro durante toda a campanha, é deflagar esta reforma que é responsabilidade constitucional do Congresso, que deve mobilizar a sociedade por meio de um plebiscito”.

Corrupção
“Tenho um compromisso rigoroso com o combate à corrupção. Fortalecendo as instituições de controle e propondo mudanças na legislação atual para acabar com a impunidade que é a protetora da corrupção”.
“Ao longo da campanha, anunciei medidas que vão ser muito importantes para que a sociedade brasileira enfrente a corrupção e acabe com a impunidade.”

Educação
“Vamos continuar construindo (…) um Brasil cada vez mais voltado para a educação, para a cultura, ciência e inovação”.

Lula
“Eu faço um agradecimento do fundo do meu coração ao militante número 1 das causas do povo e do Brasil, o presidente Lula”

Democracia
“Nas democracias maduras, união não significa necessariamente unidade de ideias, nem ação monolítica conjunta. Pressupõe, em primeiro lugar, abertura e disposição para o diálogo”.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário