one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Confira a evolução da contagem de votos para a eleição presidencial 2014

Imagem:

Compartilhar:

Confira a evolução da contagem dos votos na eleição presidencial

Criado em 28/10/14 20h25 e atualizado em 05/01/15 08h54
Por Leandro Melito Fonte:Portal EBC

Com a disputa apertada entre os candidatos, o resultado que deu a reeleição à presidente Dilma Rousseff se consolidou menos de uma hora antes da divulgação oficial do resultado. O primeiro boletim de resutlados saiu às 17h com o candidato Aécio Neves na frente, posição que manteve até as 19h32, quando a candidata a reeleição passou à frente em quantidade de votos válidos apurados, resultado que se manteve até o final. Dilma foi considerada matematicamente eleita às 20h27, com 98% das urnas apuradas.

 

A eleição presidencial mais acirrada desde o retorno à democracia no Brasil teve também a apuração mais rápida da história brasileira, segundo o Secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Giuseppe Dutra Janino. Ele está neste cargo desde 1996, quando participou da implentação da urna eletrônica no pleito nacional - que na ocasião representou 1/3 das urnas disponíveis para votação.

Saiba mais: Eleição presidencial deste ano foi a mais acirrada após ditadura

A contagem dos votos teve início com a informação das urnas das localidades que aderiram ao horário de verão, seguiu para as que não seguem o horário de verão, depois para as urnas do Amazonas, que tem um fuso horário de duas horas a menos em relação à Brasília e por último o estado do Acre, cujo fuso é de três horas à menos. "Acompanhamos a virada a partir do recebimento dos votos do segundo fuso", relatou à reportagem Julio Valente, chefe da seção de processamento de eleições que ficou responsável pela totalização dos votos apurados.

Sigilo

Ao todo quatro salas do prédio da área de tecnologia do TSE - que fica isolado fisicamente -  foram destinadas a apurar o resultado eleitoral, mas em apenas uma delas era possível visualizar a totalização dos votos e acompanhar a posição dos candidatos durante toda a apuração. Vinte e duas pessoas da área técnica do tribunal trabalharam nesta sala durante o período de apuração que foi das 17h às 20h. "Podemos garantir que não houve de forma alguma a possibilidade de vazamento da informação", afirmou Giuseppe Janino, que acompanhou o trabalho dos técnicos durante esse período.

O acesso ao local durante esse intervalo de tempo foi restrito por um segurança e só puderam entrar pessoas com um crachá específico de identificação. Os funcionários que trabalharam na sala foram orientados a colocar seus celulares desligados em cima de uma mesa.

A última urna

A apuração total foi concluída após a meia-noite, com a chegada dos votos de uma comunidade no município de São Paulo do Olivença no Amazonas. Por ser uma localidade de difícil acesso por terra, a transmissão dos votos seria feita via satélite, mas falhou.

Os funcionários do local tiveram então que retirar a mídia da urna com os dados de votação e levar até outro ponto de transmissão e para isso tiveram que utilizar uma "voadeira", pequena embarcação utilizada pela população local. Por volta das 20h a gasolina da embarcação acabou durante o trajeto e outra voadeira foi enviada para auxiliar, mas acabou encalhada em um banco de areia. Uma terceira embarcação foi ao auxílio das outras duas, mas os tripulantes não conseguiram localizar as embarcações anteriores. Sem saber exatamente qual foi o desfecho da história, os funcionários da área de tecnologia do TSE receberam os votos no sistem à 0h17 e deram como totalizada a apuração das urnas.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário