one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Anatel aplicou punição por serviço da telefonia celular. Empresa vai recorrer

Imagem:

Compartilhar:

Debate político acirra ânimos nas redes sociais

Criado em 21/10/14 14h58 e atualizado em 05/01/15 09h13
Por Portal EBC

Faltando pouco para o segundo turno das eleições, as discussões na internet estão acirradas. Na defesa de um ponto de vista, muita gente exagera no tom e se desentende com amigos e parentes.

O administrador de empresas Júlio Bazzo participa de alguns grupos no Whatsapp, um aplicativo de troca de mensagens pelo celular. Ele conta que os ânimos estão exaltados, diz que ainda não sabe em quem vai votar e que prefere se manter neutro. "A discussão é válida, importante, desde que não prejudique qualquer amizade ou o trabalho", afirma. O pesquisador social Alysson Camargo também defende o debate de ideias. Ele acredita que é importante se posicionar nas redes sociais, mas reclama do comportamento de algumas pessoas. "Falta muito para os brasileiros separarem uma discussão política da vida pessoal. Não significa que, por ele participar de um debate político, está fazendo uma avaliação, um juízo de valor da pessoa com quem está discutindo", afirma.

Confira também:

Mensagens de ódio ganham espaço nas redes sociais

Assista à matéria do Repórter Brasil, telejornal da TV Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0 -

A psicóloga Viviane Legani estuda comportamentos na internet e defende que as pessoas com posição de liderança devam dar o exemplo. "Esse processo que já vem ocorrendo, vem sendo fomentado por discursos de ódio na rede social contra as minoras. Às vezes, infelizmente, conduzidos por políticos, lideres religiosos e por artistas", afirma.

No começo de outubro, o Ministério da Justiça lançou uma campanha pelas redes sociais. As mensagens diziam: "não confunda discurso de ódio com liberdade de expressão".

O advogado Artur Alexandre Oliveira alerta para as implicações legais que a publicação de conteúdos ofensivos pode provocar. "Temos que tomar muito cuidado com as palavras que usamos quando nos dirigimos a alguém, se estamos utilizando informações confiáveis. É Importante que a gente cheque sempre a informação, porque, se replicamos algo que leva a um dano moral ou à ofensa contra a honra de algúem, podemos depois também responder por isso", disse.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário