one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Urna eletrônica

Imagem: Foto: José Cruz/Arquivo/Agência Brasil

Compartilhar:

Um total de 32% dos candidatos eleitos tem de 51 a 60 anos de idade

Criado em 09/10/14 10h09 e atualizado em 05/01/15 09h19
Por Portal EBC

Não é só com relação a partidos e propostas que variam os candidatos que concorreram ao primeiro turno das eleições gerais de 2014. O pleito elegeu representantes para governador, vice-governador, senador, suplente, deputado federal, estadual e distrital em todo o país com ampla faixa etária, que vai de 20 a 86 anos. O candidato mais novo eleito é o deputado estadual do estado do Piauí Georgiano Lima Neto (PSD), com 20 anos de idade. Já o que possui idade mais avançada, 86 anos, também eleito parlamentar estadual, é Antonio Salim Curati (PP), em São Paulo. 

Analisando por faixa etária, o maior grupo é o que compreende os eleitos de 51 a 60 anos, um total de 537, o que representa 32% do total. Em segundo lugar aparecem os políticos que tem de 41 a 50 anos, 27% (466 candidatos). Logo em seguida estão os 17% escolhidos pelos eleitores e que possuem de 31 a 40 anos, grupo com 296 nomes.

Entre as idades, a maior parcela dos candidatos eleitos – levando em consideração todos os cargos, com exceção de presidente da República – tem 52 anos. Ao todo são 63 representantes dessa idade. Em segundo lugar estão os eleitos que possuem um ano a menos, 51. São 67 eleitos com essa idade. Em terceiro, por sua vez, aparece uma parcela com 63 representantes, todos com 58 anos. Entre os mais velhos, estão candidatos com idade próxima a 80 anos – um com 79 anos, um com 81 e outro com 84.

 

Create Infographics

Leia também no Portal EBC: 

Cerca de 80% dos candidatos eleitos para o Congresso são declarados brancos

Participação de mulheres na política tem pequeno aumento nestas eleições

Confira cobertura completa das eleições 2014

No Distrito Federal, entre os deputados distritais, o mais novo tem 30 anos, Rafael Prudente (PMDB), e o mais velho 63, Wasny de Roure (PT).  Já com relação aos deputados federais de todo o país, o mais jovem tem 22 anos, Uldorico Pinto Junior (PTC-BA), e o mais velho 84 anos, Bonifácio Andrade (PSDB-MG).

Quando a análise leva em conta os senadores eleitos no Brasil, Gladson Cameli (PP-AC) é o mais novo, com 36 anos. Já o mais velho é José Maranhão (PMDB-PB), que tem 81 anos. Para governador, entre os eleitos em primeiro turno nacional, Renan Filho (PMDB), de Alagoas, é o mais novo, com 34 anos. O mais velho é Jackson Barreto (PMDB), eleito chefe do Executivo local em Sergipe, com 70 anos.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário