one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Rodrigo Pessoa conduz a bandeira brasileira na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres

Imagem:

Compartilhar:

Rodrigo Pessoa conduz a bandeira brasileira na abertura dos Jogos

Criado em 27/07/12 13h19 e atualizado em 27/07/12 14h25
Por Bernardo Pessoa - Especial para EBC na Rede

Rodrigo Pessoa
Nos jogos de Londres, Rodrigo Pessoa representa o Brasil em Olimpíadas pela sexta vez (foto: Lostingfog/Creative Commons)

Nascido na França, morador da Bélgica, mas brasileiro de coração. Escolhido para conduzir a bandeira verde-amarela na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, o cavaleiro Rodrigo Pessoa é o próprio retrato de uma das premissas da competição: a união dos povos.

Filho de Nelson Pessoa, uma das lendas do esporte no país, Rodrigo chega a sua sexta Olimpíada e iguala o recorde de participações do iatista Torben Grael. Disputar os Jogos em Londres tem um sabor especial: foi no Reino Unido que ele ganhou seu primeiro título, ainda menino. Aos 39 anos, o cavaleiro é agora também o técnico da equipe.

Em 1996, em Atlanta, o cavaleiro entrou para a história ao ajudar a conquistar a primeira medalha do hipismo brasileiro em Jogos, na disputa por equipes. Responsável pela última passagem, Pessoa completou o circuito sem cometer nenhuma falha, o que garantiu a medalha de bronze.

Quatro anos mais tarde, a equipe repetiu a dose. Os Jogos de Sidney, em 2000, no entanto, remetem à  disputa individual. O cavalo Baloubet du Rouet se tornou famoso mesmo entre os brasileiros não especialistas no esporte. Pessoa era o amplo favorito a conquistar o ouro, mas o animal refugou três vezes e a cena entrou para a história. Hoje, aposentado, o cavalo serve como reprodutor.

Baloubet, porém, não saiu de cena antes de se redimir do erro na Austrália. Quatro anos depois, em Atenas, não cometeu deslizes e Pessoa subiu ao pódio como medalha de prata. O posterior doping do conjunto irlandês vencedor, fez com que o brasileiro fosse coroado com o outro, em cerimônia realizada no Rio de Janeiro, um ano depois.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário