one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Domingos da Guia

Imagem:

Compartilhar:

Domingos da Guia completaria 100 anos nesta segunda (19); conheça a trajetória do El Divino

Criado em 19/11/12 18h34 e atualizado em 19/11/12 18h48
Por Edgard Matsuki Fonte:Portal EBC

Domingos da Guia
Domingos da Guia completaria 100 anos nesta segunda-feira (Flickr/Creative Commons)

Um dos mais importantes zagueiros da história do futebol brasileiro completaria 100 anos nessa segunda-feira, 19 de novembro. Trata-se de Domingos da Guia, que jogou entre as décadas de 1920 e 1940 e defendeu a seleção brasileira na Copa do Mundo de 1938, no qual o país terminou em terceiro lugar.


Domingos da Guia jogou no Vasco da Gama, Flamengo, Corinthians e no Bangu. Naquele tempo, a equipe carioca era um dos grandes do futebol brasileiro. Domingos é até hoje um dos maiores ídolos da história do time. No exterior, o zagueiro jogou no Nacional (Uruguai) e no Boca Juniors (Argentina). Nos países vizinhos, ele ganhou o apelido de El Divino e conquistou títulos nacionais. No Uruguai em 1933 e na Argentina em 1935.

Além de ser conhecido como um notável jogador, Domingos da Guia também é famoso por ser pai de Ademir da Guia. O filho de Domingos foi um dos maiores jogadores das décadas de 1960 e 1970 e é um dos maiores ídolos da história do Palmeiras. Domingos faleceu em 2000, aos 87 anos, vítima de um derrame cerebral.

A história do zagueiro rendeu um programa De Lá Pra Cá especial na TV Brasil. Participaram deste programa os jornalistas Marcos de Castro e Sergio Cabral, o filho de Domingos, Ademir da Guia, e o atleta do Bangu José Carlos Tames Moura. Confira, abaixo, a íntegra do programa.

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário