one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


64 anos depois de assistir o Brasil ser batido pelo Uruguai na decisão da Copa de 50, o Maracanã vai voltar a receber uma final de Copa do Mundo

Imagem:

Compartilhar:

Fora das quatro linhas, Brasil se prepara para a Copa do Mundo

Criado em 11/12/12 12h45 e atualizado em 21/12/12 19h15
Por Nathália Mendes Fonte:EBC

Enquanto a bola não rola para os dois maiores eventos do futebol mundial – a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo de 2014 –, o Brasil virou um grande canteiro de obras. Novos estádios estão sendo erguidos, antigos estão sendo modernizados e obras de infraestrutura estão sendo conduzidas para atender às exigências da Fifa, que, no início do ano, questionou o andamento da organização da Copa. O secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, causou mal-estar ao declarar que o Brasil precisava de um “chute no traseiro”.

Confira galeria de imagens com o andamento da construção dos estádios da Copa:

Saiba quais são os compromissos de cada cidade-sede para o Mundial na Matriz de Responsabilidades

Quer saber quanto está sendo gasto nas obras para a Copa do Mundo de 2014? Acesse o Portal da Transparência da Copa

 

O Castelão, em Fortaleza, o Mineirão, em Belo Horizonte, a Fonte Nova, em Salvador, e o Estádio Nacional de Brasília foram as arenas com obras mais aceleradas ao longo do ano. O estádio de Fortaleza foi, inclusive, o primeiro estádio a ficar pronto e foi inaugurado ainda este ano, no dia 16 de dezembro. O Mineirão será oficialmente inaugurado nesta sexta-feira (21). Os estádios mais atrasados são a Arena Amazonas, em Manaus, e a Arena das Dunas, em Natal. Em abril, o governo publicou um balanço sobre a situação das obras em estádios e também em melhorias em mobilidade urbana, aeroportos e portos. O Comitê Organizador da Copa garantiu, ainda, que todos os estádios estão prontos a seis meses do início do Mundial – isto é, em janeiro de 2014.

 

Veja o último balanço das obras da Copa de 2014, publicado em abril de 2012

Leia também: DF, Natal, Cuiabá e Manaus estão com obras de mobilidade para a Copa de 2014 atrasadas, segundo o governo

 

A Lei Geral da Copa também foi aprovada no Congresso Nacional em maio deste ano e sancionada com vetos pela presidenta Dilma Rousseff. Este texto disciplina os direitos comerciais da Fifa na realização da Copa do Mundo e estabelece privilégios temporários à entidade e seus associados durante o evento esportivo. Além disso, algumas regras foram estabelecidas como a meia-entrada para estudantes, idosos e beneficiários dos programas sociais do governo e a liberação da venda de bebidas alcoólicas em estádios.

 

A Lei Geral da Copa pode ser lida na íntegra aqui. Clique.

Conheça os vetos da presidenta Dilma Rousseff à Lei Geral da Copa

 

Os símbolos da Copa do Mundo e da Copa das Confederações também começaram a ser apresentados aos brasileiros e ao resto do mundo. Primeiro, a bola oficial do Mundial, a Brazuca. Veja no vídeo:

Depois, o tatu-bola Fuleco foi escolhido como mascote da competição. A escolha do nome mobilizou torcedores que desaprovaram as opções colocadas em votação pela Fifa. Cada cidade-sede também apresentou o pôster oficial para o evento. Por fim, a bola Cafusa, a oficial da Copa das Confederações, foi conhecida. Os horários dos jogos da Copa de 2014 também foram divulgados pela entidade máxima do futebol.

 

Confirmadas as sedes dos jogos da Copa das Confederações, o sorteio dos grupos foi realizado em São Paulo em dezembro e o Brasil caiu no chamado “grupo da morte” da competição. Confira a tabela da competição, que começa no dia 15 de junho, em Brasília:

Na fase de pré-venda de ingressos para a Copa das Confederações, uma falha no sistema fez com que torcedores tivessem problemas para adquirir as entradas. Na fase seguinte, quase meio milhão de ingressos foram colocados à venda. Além de torcer, o brasileiro também quer ajudar: 130 mil se inscreveram para trabalhar voluntariamente nas duas competições.

Ouça também: decreto reserva 2% de ingressos da Copa 2014 para pessoas com deficiência

 

Neste vídeo, produzido pelo Portal da Copa, você fica por dentro de como está a construção dos 12 estádios que receberão jogos da Copa do Mundo em 2014:

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário